É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.99 ![]()
Primigesta, 28 anos, 34 semanas, comparece ao pré-natal com PA = 150X100mmHg, edema de membros inferiores 3+/4+, peso = 69 kg, proteína em fita urinária de 2+/4+. Nega hipertensão prévia. Consulta com 32 semanas mostrava PA = 100X70mmHg, edema 1+/4+, peso = 66 kg. Traços de proteína na fita urinária. O melhor planejamento é:
A. propor internação para realizar exames prognósticos para hipertensão gestacional e saúde fetal
CORRETO: Trata-se de um caso de pré-eclâmpsia leve de aparecimento recente, já que 2 semanas antes a hipertensão arterial ainda não havia se desenvolvido. A resposta considerada como correta é, na realidade, a que contém menos elementos errados, já que não há uma resposta perfeita nesta questão. A conduta padrão, para a maioria dos autores, em casos como esse, é a avaliação do bem estar materno (exames complementares além de exame clínico completo), avaliação do bem estar fetal (cardiotocografia, Dopplerfluxometria e avaliação clínica), repouso, dieta normossódica e avaliação da curva de pressão arterial. A melhor resposta nesta questão é a internação com avaliação materna e fetal.
B. considerando a idade gestacional, a interrupção da gestação por parto cesáreo é a melhor opção
INCORRETO : A interrupção imediata da gravidez é conduta intempestiva, pois pode haver melhora e compensação materna sem comprometimento fetal, o que nos induz a esperar o amadurecimento fetal antes da antecipação do parto. Havendo agravamento do quadro clínico, laboratorial ou comprometimento do bem estar fetal, indica-se a antecipação do parto.
C. como apenas a hipertensão sugere o diagnóstico de pré-eclâmpsia, é possível que nova aferição, com 30 minutos de intervalo, em ambiente calmo, possa mostrar que se trata de hipertensão por estresse da consulta
INCORRETO : A proteinúria, o edema e o aumento ponderal excessivo são sinais de pré-eclâmpsia, o que descarta a resposta
D. evitar a internação, prescrevendo repouso em casa e introduzindo anti-hipertensivo com retorno agendado para observação em 7 dias
INCORRETO : Não se deve entrar com anti-hipertensivo em casos de PA inferior a 160/110mmHg.
E. indicar internação e preparo imediato do colo uterino com misoprostol para indução posterior
INCORRETO : porque não prevê uma avaliação do bem-estar-fetal, o que é necessário para quem terá o parto induzido, além de ´pré-eclâmpsia leve não ser sinônimo de interrupção da gravidez.
Gabarito: A
RATING: 3.06 ![]()
Responda as seguintes questões:
(I) Quais são as indicações de ventilação através de cânula traqueal em sala de parto?.....(0,28 pontos)
(II) Qual é o tempo máximo permitido para cada tentativa de intubação?.....(0,07 pontos)
(III) Quando se inicia a massagem cardíaca?.....(0,08 pontos)
(IV) Qual é a relação entre o numero de massagens/ventilações no caso do recém-nascido entubado? (0,07 pontos)
FONTE:
RESSUSCITAÇÃO NEONATAL
1) Qual é a hipótese diagnóstica?
Acidente vascular cerebral.(0,125 p)
DISCUSSÃO: Paciente deu entrada no serviço com quadro de déficit neurológico localizatório (hemiparesia á esquerda) de aparecimento súbito situação na qual o AVC é a principal suspeita clínica, o déficit é dependente da região afetada e classicamente os pacientes apresentam quadros de hemiparesias em sua apresentação. Caso o paciente apresente regressão dos sintomas em menos de 24 horas este será um caso de ataque isquêmico transitório,mas a maioria dos déficits nestes casos apresenta reversão na primeira hora.
2) Que alteração está presenta na eletrocardiograma?
Fibrilação atrial.(0,125 p)
Discussão : ECG demonstra intervalo R-R irregular sem ondas P precedendo os complexos QRS caracterizando a presença de fibrilação atrial.
3) Qual é o primeiro exame a ser utilizado, na emergência ainda?
A tomografia de crânio sem contraste.(0,125 p)
Discussão: O paciente apresenta como principal hipótese diagnostica um quadro de AVC isquêmico.deve-se descartar com maior urgência a presença de sangramento.O AVC isquêmico apresenta-se com área hipoatenuante,porém nas primeiras horas pode estar normal ou com sinais de alterações sutis como leve apagamento de sulcos cerebrais e tênue hipoatenuação de gânglios da base.
4) Qual é a medicação mais utilizada para prevenir episódios similares?
Anticoagulação oral com warfarin. (0,125 p)
Discussão: O paciente apresenta provável fonte cárdio-embólica do AVC devido a fibrilação atria.O objetivo é manter o INR entre 2,0 e 3,0. A anticoagulação com warfarin deve ser realizada com warfarin em pacientes com FA caso apresentam as indicações abaixo:
- Idade maior que 75 anos (embora boa parte da literatura recomende anticoagulação á partir dos 65 anos)
- AVC prévio
- Doença reumática
- Insuficiência cardíaca
- HAS
- Diabetes mellitus (embora exista alguma controvérsia da anticoagulação nestes pacientes.se é ou não uma indicação definitiva de anticoagulação).
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.