M  I  S  O  D  O  R

PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO PARA PROVAS DE MEDICINA
EXCELENTE PARA TREINAR PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO
(BIBLIOGRAFIA E SIMULADOR INTELIGENTE DE PROVA!)
                  


"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS NOSSOS CAMPEÕES CLICANDO AQUI

CLIQUE E ESTUDE AGORA MESMO!!
OBESIDADE INFANTIL (ÁREA DE PEDIATRIA)


A obesidade e também uma forma de desnutrição, de malnutrição. E uma doença que ganha mais e mais incidência, especialmente nos países desenvolvidos.

Na adolescência o consumo de doces e guloseimas, o ganho de peso decorrente, a baixa aceitação social e, com isso, o afastamento de atividades físicas, forma um ciclo perigoso para o indivíduo.

O pediatra deve ter conhecimento das causas endógenas de obesidade (2-5%), como síndromes genéticas, doenças endócrinas, tumores do sistema nervoso central e desordens psicológicas, sabendo entretanto que a grande maioria dos casos de obesidade é de etiologia exógena.

usuario: senha:



ME CADASTRE  !
                              NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

OPÁ! DESAFÍO!


FAÇA O LOGIN, ACERTE 8 DE 10 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA
E DESBLOQUEIE SEU TICKET GRATÚITO DE 7 DIAS!
OBJETIVA: (653333 votos)..........83.44% das questões objetivas receberam votos.
As fraturas das costelas torácicas superiores (T1-T5):
A. são observadas em lesões secundárias a alta velo­cidade
B. es­tão associadas a lesões a órgãos abdominais subjacentes co­mo baço, fígado e diafragma
C. em caso de dor im­propriamente controlada a imobilização e obrigatoria
D. analgé­sicos opióides orais, intravenosos ou intramusculares são contraindicados, por causa do perigo de depressão respiratoria central
E. tem maior incidência em caso de torax flacido

  RATING: 2.93

As fraturas das costelas torácicas superiores (T1-T5):

A. são observadas em lesões secundárias a alta velo­cidade
CORRETO: Essa lesão provém de um trauma torácico fechado, como um impacto direto por volante. As fraturas das costelas torácicas superiores (T1-T5) são incomuns em virtude da posição relativamente protegida destas costelas por baixo da musculatura da cintura escapular.
B. es­tão associadas a lesões a órgãos abdominais subjacentes co­mo baço, fígado e diafragma
INCORRETO : As fraturas das primeiras duas costelas geralmente são observadas em lesões secundárias a alta velocidade e podem estar associadas a uma ruptura aórtica (6%). Este é um problema particular na população idosa.
C. em caso de dor im­propriamente controlada a imobilização e obrigatoria
INCORRETO : A imobilização para uma dor impropriamente controlada pode levar a atelectasia, retenção de secreções e pneumonia.
D. analgé­sicos opióides orais, intravenosos ou intramusculares são contraindicados, por causa do perigo de depressão respiratoria central
INCORRETO : É possível proporcionar analgesia com analgésicos opióides orais, intravenosos ou intramusculares para as lesões leves a moderadas, ou uma analgesia epidural ou um bloqueio nervoso intercostal para as lesões mais graves. Em doses apropriadas elas não provocam depressão respiratoria.
E. tem maior incidência em caso de torax flacido
INCORRETO : O tórax flácido é uma lesão singular na qual as fraturas de costela levam a uma parede torácica instável, que resulta em movimento paradoxal durante a inspiração. As lesões devem ocorrer ao longo da mesma costela para produzir um segmento de flutuação livre.

Gabarito:  A

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.93)

DISCURSIVA: (135254 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Enumeram 10 fatores de risco para enterocolite necrotizante do recém nascido á termo. (0,05 para cada um).

RATING: 2.99

Enumeram 10 fatores de risco para enterocolite necrotizante do recém nascido á termo. (0,05 para cada um).

Entre os recém-nascidos a termo, os fatores de risco de enterocolite necrotizante são:

  1. restrição do crescimento intrauterino
  2. asfixia perinatal
  3. doença cardíaca congênita
  4. gastrosquise
  5. policitemia
  6. hipoglicemia
  7. sepse
  8. exsanguineotransfusão
  9. cateteres umbilicais
  10. alergia ao leite
  11. rotura prematura de membranas (com ou sem corioamnionite)
  12. diabetes gestacional

FONTE:
MISODOR.COM - ENTEROCOLITE NECROTIZANTE DO RECÉM-NASCIDO

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.99)

CASO CLINICO: (150820 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Criança afebril, sem sinais meníngeos, sem petéquias, sem sinais de choque ou sepse, na hora da consulta apresenta Glasgow 15 e bom estado geral. Acompanhado corretamente em consultas de puericultura no PSF, carteira vacinal em dia e a mesma já anda sozinha. Tia trouxe a criança no PSF dizendo que os vizinhos trouxeram a criança para ela (a mãe tem problemas nas pernas).
A família da criança mora no interior de São Paulo, numa área vizinha com o mato e o agente de saúde informa que há muito lixo no quintal, baratas, tijolos e madeiras jogadas e varias coisas cumuladas do lado da moradia.
Pelo relato dessa tia a criança teria começado apresentar hoje, repentinamente, movimentos descontrolados com uma das pernas, choro inconsolável, intensa sudorese fria, cianose perioral enquanto parecia que 'estava desmaiando'. A cianose e a sudorese não foram confirmadas no PSF no momento da consulta (entretanto, teve um episodio espontâneo de vomito aqui). Na hora da chegada, criança afebril (37°C), FR: 38/min, inicial inconsolavelmente choroso (suspeita de dor intensa?) depois muito sonolento, FC: 121/min, TEC: 2 segundos. Abdômen liso, sem dores e sem hernias. Leve palidez da mucosa oral. Glicemia 130 mg% (a criança tinha mamado pouco antes). A acompanhante informou que a criança caiu ontem da própria altura, batendo a cabeça, e que acha que a criança foi derrubada hoje de novo (sic!). Frente á essa sintomatologia e semiologia o medico de PSF decidiu transferência para hospital de referência de pediatria.
Criança deu entrada no hospital em 07/12 (o mesmo dia) com quadro de vômitos e sonolência após choro intenso enquanto não estava acompanhado de adulto. Ficou em observação neste serviço, recebeu hidratação, realizou TC de crânio (devido antecedente de queda), e realizou triagem metabólica e infecciosa - feita hipótese diagnostica de intoxicação exógena, visto contato com plantas no momento em que iniciou vômitos.
CT de crânio perfeitamente normal
Apresentou eletrocardiograma com FC = 116 bpm, eixo em 90°, infra de ST em V1 e V2 e supra de ST em V3 a V6. Rx tórax: área cardíaca normal, discreta congestão pulmonar bilateral, sem derrames.
EXAMES: 07/12 HB 13,1, HT 41, LEUCO 8600 (E:1, N:70, B:1, S: 63, L: 23, PLAQ 184.000) Bioquimica: UR 28, CR 0,7, NA 135, K 4,2, PCR 1,1, MG 2,2, CL 105.
ECOCARDIOGRAMA: Dentro da normalidade.
1) Considerando os dados acima, qual poderia ser a principal suspeita diagnóstica? 0,3 pontos
2) Quais são as medidas imediatas, sendo que a suspeita foi confirmada depois, achando-se a provável causa justamente no domicilio da criança? 0,2 pontos


RATING: 3.56

1) Qual é a principal suspeita diagnóstica? A maior suspeita é de acidente escorpiônico............0,3 p;

COMENTARIO: (não vai ser pontuado ou incluido na resposta obrigatoria)

Os acidentes por Tityus serrulatus são mais graves que os produzidos por outras espécies de Tityus no Brasil.

A dor local, uma constante no escorpionismo, pode ser acompanhada por parestesias. Nos acidentes moderados e graves, observados principalmente em crianças, após intervalo de minutos até poucas horas (duas, três horas), podem surgir manifestações sistêmicas. As principais são:

  • Gerais: hipo ou hipertermia e sudorese profusa.
  • Digestivas: náuseas, vômitos, sialorréia e, mais raramente, dor abdominal e diarréia
  • Cardiovasculares: arritmias cardíacas, hipertensão ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva e choque
  • Respiratórias: taquipnéia, dispnéia e edema pulmonar agudo.
  • Neurológicas: agitação, sonolência, confusão mental, hipertonia e tremores.

O eletrocardiograma é de grande utilidade no acompanhamento dos pacientes.

Pode mostrar taquicardia ou bradicardia sinusal, extra-sístoles ventriculares, distúrbios da repolarização ventricular como inversão da onda T em várias derivações, presença de ondas U proeminentes, alterações semelhantes às observadas no infarto agudo do miocárdio (presença de ondas Q e supra ou infradesnivelamento do segmento ST) e bloqueio da condução atrioventricular ou intraventricular do estímulo.

Estas alterações desaparecem em três dias na grande maioria dos casos, mas podem persistir por sete ou mais dias.

O encontro de sinais e sintomas mencionados impõe a suspeita diagnóstica de escorpionismo, mesmo na ausência de história de picada e independente do encontro do escorpião. A gravidade depende de fatores, como a espécie e tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a massa corporal do acidentado e a sensibilidade do paciente ao veneno. Influem na evolução o diagnóstico precoce, o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro e a manutenção das funções vitais. Com base nas manifestações clínicas, os acidentes podem ser inicialmente classificados como:

  • Leves: apresentam apenas dor no local da picada e, às vezes, parestesias.
  • Moderados: caracterizam-se por dor intensa no local da picada e manifestações sistêmicas do tipo sudorese discreta, náuseas, vômitos ocasionais, taquicardia, taquipneia e hipertensão leve.
  • Graves: além dos sinais e sintomas já mencionados, apresentam uma ou mais manifestações como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma. Os óbitos estão relacionados a complicações como edema pulmonar agudo e choque.
2) Quais são as medidas imediatas, sendo que a suspeita foi confirmada depois, achando-se a provável causa justamente no domicilio da criança?

Tratamento Sintomatico

Consiste no alívio da dor por infiltração de lidocaína a 2% sem vasoconstritor (1 ml a 2 ml para crianças; 3 ml a 4 ml para adultos) no local da picada ou uso de dipirona na dose de 10 mg/kg de peso a cada seis horas. (0,025 p)

Os distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos devem ser tratados de acordo com as medidas apropriadas a cada caso.(0,025 p)

Tratamento especÌfico

Consiste na administração de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) aos pacientes com formas moderadas e graves de escorpionismo, que são mais freqüentes nas crianças picadas pelo Tityus serrulatus (8% a 10 % dos casos). Deve ser realizada, o mais precocemente possível, por via intravenosa e em dose adequada, de acordo com a gravidade estimada do acidente. O objetivo da soroterapia específica é neutralizar o veneno circulante. (0,025 p)

OBSERVAÇÃO:

A dor local e os vômitos melhoram rapidamente após a administração da soroterapia específica.

A sintomatologia cardiovascular não regride prontamente após a administração do antiveneno específico.

Entretanto, teoricamente, a administração do antiveneno específico pode impedir o agravamento das manifestações clínicas pela presença de títulos elevados de anticorpos circulantes capazes de neutralizar a toxina que está sendo absorvida a partir do local da picada. A administração do SAEEs é segura, sendo pequena a freqüência e a gravidade das reações de hipersensibilidade precoce. A liberação de adrenalina pelo veneno escorpiônico parece proteger os pacientes com manifestações adrenérgicas contra o aparecimento destas reações.

Manutenção

Os pacientes com manifestações sistêmicas, especialmente crianças (casos moderados e graves), devem ser mantidos em regime de observação continuada das funções vitais, objetivando o diagnóstico e tratamento precoces das complicações.(0,025 p)

A bradicardia sinusal associada a baixo débito cardíaco e o bloqueio AV total devem ser tratados com injeção venosa de atropina na dose de 0,01 a 0,02 mg/kg de peso. (0,025 p)

A hipertensão arterial mantida associada ou não a edema pulmonar agudo é tratada com o emprego de nifedipina sublingual, na dose de 0,5 mg/kg de peso. (0,025 p)

Nos pacientes com edema pulmonar agudo, além das medidas convencionais de tratamento, deve ser considerada a necessidade de ventilação artificial mecânica, dependendo da evolução clínica. (0,025 p)

O tratamento da insuficiência cardíaca e do choque é complexo e geralmente necessita do emprego de infusão venosa contínua de dopamina e/ou dobutamina (2,5 a 20 mg/kg de peso/ min), além das rotinas usuais para estas complicações.(0,025 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.56)


2322 USUARIOS INSCRITOS
753 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES

260 TENTATIVAS, 0 CONTESTAÇÕES

739 RECADOS DOS VISITANTES


NOSSO BANCO DE PROVAS TEM: 11836 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
3365 DE CLINICA,
4267 DE PEDIATRIA,
1962 DE CIRURGIA,
1222 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA,
770 DE SAUDE PUBLICA

141 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 166 CASOS CLINICOS

 Contato: e-mail misodor@yahoo.com ou whatsapp 16 99794-3689  


A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É SEMPRE O NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2024.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.