É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.97 ![]()
Na radiografia simples de abdome de um paciente com 50 anos, observa-se a presença de múltiplas calcificações na zona de projeção pancreática. A provável hipótese diagnostica é:
A. Cistoadenoma pancreático
INCORRETO: veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
B. Pancreatite crônica
CORRETO : A pancreatite crônica tem, no adulto, o alcoolismo como principal causa, ao passo que nas crianças a etiologia mais frequentemente implicada é a fibrose cística. Como manifestações clínicas principais descreve-se a dor abdominal, acompanhada ou não de esteatorréia. A dor abdominal possui algumas características como localização epigástrica, muitas vezes com irradiação para o dorso, tipicamente persistente, sendo exacerbada após a ingestão de álcool. Sinais e sintomas de má absorção intestinal, perda ponderal e alteração da morfologia das fezes estão associados ao quadro clínico. Alguns achados podem sugerir a presença da doença, como intolerância à glicose, calcificações em topografia de pâncreas, esteatorréia, configurando a tríade clássica: diabetes melito, calcificação pancreática e esteatorréia.
C. Insulinoma
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
D. Pancreatite aguda esteatonecrótica
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
E. Cisto hidático calcificado
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
Gabarito: B
RATING: 3.01 ![]()
FONTE:

1) Qual é a alteração da ECG acima?
Alteração tipica da presença da hipocalemia (0,1 p)
Discussão: O paciente apresenta achatamento de ondas P e principalmente da onda T, que aparece não só achatada como com aumento de duração, aparentemente por juntar-se a uma onda 'u'. Esta alteração é característica da presença de hipocalemia, que na verdade aparece inclusive no exame de sangue.
2) Considerando o histórico do paciente e a eletrocardiograma, qual é a principal suspeita?
Hiperaldosteronismo primário.(0,2 p)
Discussão: O paciente apresenta quadro de hipertensão arterial em idade jovem com achado eletrocardiográfico sugestivo de hipocalemia.O paciente também apresenta outros achados sugestivos do diagnóstico de hiperaldosteronismo,que é a presença de fraqueza e adinamia, que ocorrem devido as alterações do potássio.A presença de poliúria também é uma das queixas mais relatadas pelos pacientes.causando ocasionalmente confusão com outras síndromes que causam poliúria como o diabetes mellitus. Deve-se acrescentar entretanto,que embora esta seja a descrição clássica do hiperaldosteronismo primário, hoje a maioria dos casos diagnosticados ocorrem sem hipocalemia e muitas vezes em pacientes assintomáticos, sendo hoje o hiperaldosteronismo primário considerado a principal causa de hipertensão secundária, outra causa de hipertensão que evolui
eventualmente com hipocalemia é a hipertensão renovascular.
3) Qual exame deve ser feito para confirmar/infirmar o diagnóstico?
Teste de infusão salina com dosagem de aldosterona ao final da infusão.(0,2 p)
Discussão: O exame confirmatório é através de sobrecarga salina, que pode ser realizada por dieta ou com infusão salina de 2 litros de soro fisiológico á 0,9% em 2 horas, com dosagem de aldosterona após o final da infusão. Em indivíduos normais a sobrecarga salina deveria suprimir a produção de aldosterona. Caso esta continue aumentada indica produção autônoma de aldosterona confirmando o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.