MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:

    

2538 USUARIOS INSCRITOS
878 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
743 RECADOS DOS VISITANTES
483 TENTATIVAS (3 CONTESTAÇÕES)
13761 QUESTÕES OBJETIVAS
3409 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5501 DE PEDIATRIA (3183 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2275 QUESTÕES DE CIRURGIA
1792 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
784 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
148 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
178 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

DISTÚRBIO MOTOR DO ESÔFAGO ACALÁSIA E ESPASMO (ÁREA DE CLINICA MEDICA)

São considerados distúrbios da motilidade esofagiana as condições patológicas que acarretam disfagia ou dificuldade para deglutição sem associação com obstrução da luz esofagiana ou a compressão extrínseca. Ultimamente há muitas descobertas de vários conceitos fisiológicos sobre a motilidade esofagiana. Enquanto as outras doenças motoras do esôfago têm um número bem menor de publicações.

OBJETIVA: (888515 votos)..........95.14% das questões objetivas receberam votos.
Paciente M, 29 anos, etnia negra, é avaliado com quadro caracterizado por febre, mal-estar e dispnéia insidiosa. Na avaliação radiológica do tórax, observa-se linfadenomegalia hilar bilateral e paratraqueal direita. No caso, a principal hipótese diagnostica é:
A. Tuberculose pulmonar
B. Sarcoidose
C. Paracoccidioidomicose
D. Linfoma de Hodgkin
E. Psitacose

  RATING: 3.05

Paciente M, 29 anos, etnia negra, é avaliado com quadro caracterizado por febre, mal-estar e dispnéia insidiosa. Na avaliação radiológica do tórax, observa-se linfadenomegalia hilar bilateral e paratraqueal direita. No caso, a principal hipótese diagnostica é:

A. Tuberculose pulmonar
INCORRETO: A tuberculose pulmonar, com apresentação linfonodal, ocorre comumente na infância.
B. Sarcoidose
CORRETO : Sarcoidose é uma doença que afeta qualquer órgão do corpo, mas com maior frequência os pulmões (90% dos casos), os olhos, a pele, os gânglios linfáticos ou outras áreas do organismo. O sistema imunológico é responsável para lutar contra germes (vírus e bactérias) e substâncias estranhas que invadem o organismo. A reação do sistema imunológico ao material estranho e aos germes causa uma inflamação. Na sarcoidose ocorre um tipo especial de inflamação que resulta em pequenos nódulos, em forma de grãos (“granulomas”). Os granulomas se formam quando as células do sistema imunológico se agrupam. Nos pulmões, a sarcoidose causa, na maioria dos casos, pequenos nódulos pulmonares (formados por aglomerados de granulomas) e aumento do gânglios entre os pulmões (mediastino)
C. Paracoccidioidomicose
INCORRETO : A forma pulmonar da paracoccidioidomicose é caracterizada por quadro de dispnéia, tosse com expectoração, história de atividade agrícola, acometimento cutaneomucoso, adenopatia inguinal e cervical, infiltrado nodular à radiografia de tórax.
D. Linfoma de Hodgkin
INCORRETO : A esclerose nodular é o tipo mais comum (65%) de linfoma de Hodgkin e caracteriza-se por acometer mulheres jovens, geralmente é assintomático e há adenopatia cervical e/ou mediastinal.
E. Psitacose
INCORRETO : Doença infecciosa aguda causada por clamídias, cursando com febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios, acompanhados de acometimento das vias aéreas superiores ou inferiores. Pacientes acometidos podem apresentar epistaxe e esplenomegalia, e o quadro pulmonar é compatível com o de pneumonia atípica. Podem ocorrer, ainda, distensão abdominal, obstipação ou diarreia, delírio e lesões cutâneas sob a forma de roséolas, similares a Febre Tifoide. Em geral, é leve ou moderada no homem, podendo ser mais grave em idosos que não recebam tratamento adequado.

Gabarito:  B

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.05)

DISCURSIVA: (163859 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
(I) Qual a lesão prototípica no eritema multiforme? (0,25 pontos)
(II) Cite quatro complicações da necrólise epidérmica tóxica. (0,25 pontos)


RATING: 2.95

(I) Qual a lesão prototípica no eritema multiforme? (0,25 pontos)
(II) Cite quatro complicações da necrólise epidérmica tóxica. (0,25 pontos)

(I) Qual a lesão prototípica no eritema multiforme?
Uma lesão em alvo (0,0625 p) – um padrão característico observado no eritema multiforme – consiste em uma pápula ou placa (0,0625 p) com uma zona central de necrose epidérmica (0,0625 p) envolvida por um anel de eritema (0,0625 p)


(II) Cite quatro complicações da necrólise epidérmica tóxica.
Acordar 0,0625 p para cada um de maximo 4 complicações descritas:
  • úlcera de córnea
  • uveíte anterior
  • panoftalmite
  • alterações a nível respiratório
  • descolamento epidérmico com escurecimento da pele
  • sinequia ocular

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.95)

CASO CLINICO: (189886 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Mulher branca, 35 anos, lavradora com atividade profissional em horta comunitária, natural da Bahia, com história de dor abdominal recorrente de início há 10 dias, em cólica, acompanhada de diarreia líquida, em pequena quantidade, com mais de 10 evacuações ao dia, com muco e sangue nas fezes em alguns episódios, com tenesmo anal.
Refere mais de dez episódios anteriores. Há 5 dias vem apresentando febre, aumento do volume abdominal e dor no hipocôndrio direito. Gesta 5, para 5, aborto zero, em uso de contraceptivo oral há mais de 15 anos.
Ao exame físico: Regular estado geral, bom estado nutricional, ictérica +/4, hipocorada +/4, hidratada e acianótica. Ao exame abdominal, foram observados ruídos hidroaéreos presentes e aumentados, fígado palpável a 8 cm do rebordo costal direito, linha hemiclavicular, com hepatimetria de 16 cm, consistência normal, com nodulação mal definida no lobo direito, bastante dolorosa à palpação. Espaço de Traube timpânico, baço impalpável. Sem sinais de irritação peritonial.
A ultrassonografia realizada em caráter de urgência, sem preparo intestinal, evidenciou hepatomegalia, com massa ecogênica arredondada, de contornos irregulares e limites imprecisos, com pequenas áreas anecoicas de permeio, localizada no lobo direito do fígado.
Vesícula biliar não visualizada.
A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso? (0,2 pontos)
B) Se for realizada colonoscopia nessa paciente e for identificado envolvimento do íleo terminal, cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia. (0,3 pontos)


RATING: 3.06

A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso?
Abscesso hepático amebiano. (0,2 p)
DISCUSSÂO: Paciente com diarreia baixa, recorrente, trabalha e manipula horticulturas, com massa hepática sugestiva ao ultrassom.
Caso seja lembrada a hipótese de adenoma hepático pelo uso prolongado de contraceptivo oral e presença de massa hepática, será considerada como acerto parcial.
B) Cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia.
Doença de Crohn (0,1 p);
Doenças infecciosas granulomatosas com envolvimento intestinal (0,1 p)
- tuberculose
- paracoccidioidomicose
- histoplasmose
Doenças linfo-proliferativas. (0,1 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.06)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2026.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.