É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.5 ![]()
Sobre a cetoacidose diabetica em crianças, é CORRETA a afirmação:
A. é indicado uso de anticoagulante profilático em adolescentes com cetoacidose diabética se a criança já trata a diabetes mellitus, recomenda-se manter ou aumentar a dose da insulina que ela utiliza. se a criança ainda não tinha diagnóstico de diabetes, normalmente utiliza-se 0,5/kg de NPH, dose dividida em 3: ⅓ no café da manhã, ⅓ na almoço e ⅓ na ceia ou ⅔ no café da manhã e ⅓ na ceia.
INCORRETO: O uso de anticoagulante em pacientes com cetoacidose diabética como rotina não é indicado.
B. recomenda-se o uso preferencial de solução hipertônica para tratar edema cerebral da cetoacidose
INCORRETO : As evidências e consensos autorizam o uso de ambos, no entanto a maioria dos serviços costumam recomendar o manitol para o tratamento de edema cerebral relacionado à cetoacidose diabética.
C. há uma comprovada associação do quadro de primodiagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, com cetoacidose diabética e a infecção pelo Coronavírus
INCORRETO : Ainda não está claro se há relação entre covid-19 e maior incidência de diabetes e estudos estão sendo conduzidos no sentido de identificar estes fatores.
D. se uma criança já tratava a diabetes mellitus antes do episodio de cetoacidose, recomenda-se manter ou aumentar a dose da insulina que ela utiliza.
CORRETO : O esquema inicial de insulina regular e NPH após a criança sair de cetoacidose diabética:
E. recomenda-se utilizar a cetonemiae não a cetonúria para o diagnóstico
INCORRETO : As duas possibilidades são possíveis para o diagnóstico. Normalmente o aparelho para diagnóstico da cetonemia à beira do leito não está disponível (por ser mais caro), enquanto que o aparelho para cetonúria costuma ser de mais fácil disponibilização.
Gabarito: D
RATING: 2.94 ![]()
Um ritmo de apresentação chocável (FV ou TVSP) confere mais chances da pessoa ser ressuscitada. (0,0625 p)
Os ritmos não-chocáveis (por exemplo, assistolia) não passa duma sobrevivência de 7% a 24%. (0,0625 p)
No mesmo tempo se uma FV/TVSP se desenvolve como um ritmo secundário durante uma tentativa de ressuscitação (isto é, não como o ritmo da PCR inicial) em crianças hospitalizadas, a sobrevivência é menor do que a observada em PCRs com ritmos não chocáveis (0,0625 p)
2) Quantos tipos de parada cardíaca tem a criança?
Há dois tipos de parada cardíaca em criança:
- Parada hipóxica (0,0625 p)
- Parada cardíaca súbita (0,0625 p)
3) Qual é a definição da parada cardiorespiratoria?
O processo em si é uma cessação da circulação sanguínea. (0,0625 p) Ou seja, a ausência ou ineficácia da atividade mecânica cardíaca. (0,0625 p) Não há pulso detectável neste momento. (0,0625 p)
FONTE:
Enumeram pelo menos 3 hipóteses diagnósticas e indiquem a mais provável (0,5 pontos)
Febre acima de cinco dias associada a quatro dos cinco critérios restantes ou a presença de febre e aneurisma coronariano associado a três dos demais critérios. : congestão ocular bilateral não exsudativa, hiperemia e/ou ressecamento e/ou fissuras e/ou descamação de lábios e/ou hiperemia de orofaringe com proeminência das papilas linguais, exantema polimorfo não vesicular que se inicia no tronco e se estende para membros, eritema e edema endurado de mãos e pés que evolui para descamação periungueal, linfadenopatia cervical aguda não supurativa uni ou bilateral superior a 1,5 cm de diâmetro são dados importantes para suspeitar de doença de Kawasaki.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.