É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.05 ![]()
Paciente M, 29 anos, etnia negra, é avaliado com quadro caracterizado por febre, mal-estar e dispnéia insidiosa. Na avaliação radiológica do tórax, observa-se linfadenomegalia hilar bilateral e paratraqueal direita. No caso, a principal hipótese diagnostica é:
A. Tuberculose pulmonar
INCORRETO: A tuberculose pulmonar, com apresentação linfonodal, ocorre comumente na infância.
B. Sarcoidose
CORRETO : Sarcoidose é uma doença que afeta qualquer órgão do corpo, mas com maior frequência os pulmões (90% dos casos), os olhos, a pele, os gânglios linfáticos ou outras áreas do organismo. O sistema imunológico é responsável para lutar contra germes (vírus e bactérias) e substâncias estranhas que invadem o organismo. A reação do sistema imunológico ao material estranho e aos germes causa uma inflamação. Na sarcoidose ocorre um tipo especial de inflamação que resulta em pequenos nódulos, em forma de grãos (“granulomas”). Os granulomas se formam quando as células do sistema imunológico se agrupam. Nos pulmões, a sarcoidose causa, na maioria dos casos, pequenos nódulos pulmonares (formados por aglomerados de granulomas) e aumento do gânglios entre os pulmões (mediastino)
C. Paracoccidioidomicose
INCORRETO : A forma pulmonar da paracoccidioidomicose é caracterizada por quadro de dispnéia, tosse com expectoração, história de atividade agrícola, acometimento cutaneomucoso, adenopatia inguinal e cervical, infiltrado nodular à radiografia de tórax.
D. Linfoma de Hodgkin
INCORRETO : A esclerose nodular é o tipo mais comum (65%) de linfoma de Hodgkin e caracteriza-se por acometer mulheres jovens, geralmente é assintomático e há adenopatia cervical e/ou mediastinal.
E. Psitacose
INCORRETO : Doença infecciosa aguda causada por clamídias, cursando com febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios, acompanhados de acometimento das vias aéreas superiores ou inferiores. Pacientes acometidos podem apresentar epistaxe e esplenomegalia, e o quadro pulmonar é compatível com o de pneumonia atípica. Podem ocorrer, ainda, distensão abdominal, obstipação ou diarreia, delírio e lesões cutâneas sob a forma de roséolas, similares a Febre Tifoide. Em geral, é leve ou moderada no homem, podendo ser mais grave em idosos que não recebam tratamento adequado.
Gabarito: B
RATING: 2.95 ![]()

FONTE:
A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso?
Abscesso hepático amebiano. (0,2 p)
DISCUSSÂO: Paciente com diarreia baixa, recorrente, trabalha e manipula horticulturas, com massa hepática sugestiva ao ultrassom.
Caso seja lembrada a hipótese de adenoma hepático pelo uso prolongado de contraceptivo oral e presença de massa hepática, será considerada como acerto parcial.
B) Cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia.
Doença de Crohn (0,1 p);
Doenças infecciosas granulomatosas com envolvimento intestinal (0,1 p)
- tuberculose
- paracoccidioidomicose
- histoplasmose
Doenças linfo-proliferativas. (0,1 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.