"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL AQUI:

NÃO SOU CADASTRADO                                                         NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO
usuario: senha:

OBJETIVA: (494288 votos)..........95.68% das questões objetivas receberam votos.
Considera-se uma queimadura química de alta gravidade, necessitando de internação mesmo em caso de acometimento de superfícies pequenas a queimadura causada por:
A. hidróxido de sódio
B. acido clorídrico
C. acido sulfúrico
D. ácido fórmico
E. ácido fluorídrico

  RATING: 3.2

Considera-se uma queimadura química de alta gravidade, necessitando de internação mesmo em caso de acometimento de superfícies pequenas a queimadura causada por:

A. hidróxido de sódio
INCORRETO: veja a resposta da alternativa E
B. acido clorídrico
INCORRETO : veja a resposta da alternativa E
C. acido sulfúrico
INCORRETO : veja a resposta da alternativa E
D. ácido fórmico
INCORRETO : As lesões por ácido fórmico são relativamente raras, geralmente envolvendo um ácido orgânico utilizado como removedor industrial ou como conservante de forragens. Anormalidades eletrolíticas são motivo de grande preocupação em pacientes que sofreram lesões extensas com ácido fórmico, sendo comuns acidose metabólica, insuficiência renal, hemólise intravascular e complicações pulmonares (síndrome da angústia respiratória aguda). Acidemia detectada por acidose metabólica na gasometria arterial deve ser corrigida com bicarbonato de sódio IV. A hemodiálise pode ser necessária se houver ocorrido absorção extensa de ácido fórmico. O uso de manitol como diurético osmótico é efetivo caso ocorra hemólise grave após lesões profundas. Um ferimento por ácido fórmico tem, tipicamente, uma aparência esverdeada, podendo ser mais profundo do que aparenta inicialmente; assim, neste caso, a excisão cirúrgica representa a melhor opção terapêutica.
E. ácido fluorídrico
CORRETO : O ácido fluorídrico (HF) também chamado de ácido hidrofluórico anidro é uma substância tóxica utilizada amplamente em ambientes industriais e domésticos, sendo o mais forte dos ácidos inorgânicos conhecidos. O tratamento dessas queimaduras difere de outras queimaduras por ácidos em geral. O ácido fluorídrico produz desidratação e corrosão tissular com íons hidrogênio livres. Além disso, os íons fluoreto se combinam a cátions bivalentes, como cálcio e magnésio, para formar sais insolúveis. A absorção sistêmica do íons fluoreto pode, então, induzir a quelação intravascular de cálcio e hipocalcemia, causando arritmias que podem ameaçar a vida. Todos os pacientes com queimaduras por ácido fluorídrico devem ser internados para monitoração cardíaca, com atenção particular ao prolongamento do intervalo QT

Gabarito:  E

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.2)
DISCURSIVA: (97280 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
(I) Quais são os intervalos de pontuação do índice de Apgar e o significado? (0,25 pontos)
(II) Quais são os métodos de avaliação da frequência cardíaca nos primeiros minutos de vida? (0,25 pontos)


RATING: 3.02

(I) Quais são os intervalos de pontuação do índice de Apgar e o significado? (0,25 pontos)
(II) Quais são os métodos de avaliação da frequência cardíaca nos primeiros minutos de vida? (0,25 pontos)

(I) Quais são os intervalos de pontuação do índice de Apgar e o significado?
Apgar 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém - nascidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições; (0,0625 p)
Apgar 5 a 7, significa que o bebê apresentou uma dificuldade leve (0,0625 p)
Apgar 3 a 4, traduz uma dificuldade de grau moderado (0,0625 p)
Apgar 0 a 2, aponta uma dificuldade de ordem grave. (0,0625 p)

(II) Quais são os métodos de avaliação da frequência cardíaca nos primeiros minutos de vida?
Os métodos de avaliação da FC nos primeiros minutos de vida incluem:
- palpação do cordão umbilical - subestima a FC (0,0625 p)
- a ausculta do precórdio com estetoscópio - subestima a FC (0,0625 p)
- a detecção do sinal de pulso pela oximetria - detecta de forma contínua a frequência de pulso, mas demora para detectá-la e subestima a FC (0,0625 p)
- atividade elétrica do coração pelo monitor cardíaco - permite a detecção acurada, rápida e contínua da FC (0,0625 p)

FONTE:
MISODOR - RESSUSCITAÇÃO NEONATAL

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.02)

CASO CLINICO: (103497 votos)..........99.33% dos casos clinicos receberam votos.
Moça de 17 anos, foi atendida no serviço de emergência queixando-se de que suas extremidades estavam ficando 'azuladas'. Apresentava história de ingestão deliberada de grandes quantidades de 'remédio', não se sabendo qual nem a dose. Ao exame físico inicial apresentava apenas discreta cianose perioral e de extremidades. Nas horas que se seguiram houve aumento progressivo da cianose, alcançando máxima intensidade onze horas após a admissão (+ + +/ + + + +), ao tempo em que a freqüência do pulso se elevava para 120 b.p.m. A paciente não apresentou queixa de dispneia. A administração de oxigênio a 100% durante dez minutos não reverteu o quadro.
1) Que diagnostico e o mais provável para este caso? (0,2 pontos)
2) A mãe chegou no hospital meia hora depois da entrada e disse que tinha em casa uma caixa de Pyridium (fenazopiridina), uma caixa de vitamina complexo B e uma caixa de Neosaldina. Qual desses três remédios poderia ter dado esse quadro clínico em caso de overdose? (0,1 pontos)
3) Qual o tratamento, neste caso? (0,2 pontos)


RATING: 3.05

1) Que diagnostico e o mais provável para este caso?
Intoxicação aguda com substância methemoglobinizante.(0,2 p) E um caso claro de intoxicação aguda voluntaria, provavelmente com razão suicidaria, que nesta idade e bastante frequente. As extremidades azuladas indicam uma cianose, que, neste caso, não responde a oxigenoterapia, portanto, a primeira opção e intoxicação com uma substancia methemoglobinizante.
DISCUSSÃO: A metemoglobina resulta da oxidação do átomo de ferro da hemoglobina para a forma férrica, implicando num bloqueio do transporte do oxigênio. Em condições normais a metemoglobina é reduzida a hemoglobina normal pelos seguintes mecanismos: o sistema NADH-metemoglobina-redutase, o sistema redutor não enzimático que utiliza o ácido ascórbico ou a glutationa reduzido e o sistema NADPH-metemoglobina-redutase.
2) Qual dos remédios enumerados a filha pode ter tomado em overdose para resultar o quadro clinico acima?
O Pyridium (fenazopiridina) é um dos remédios que pode provocar a síndrome methemoglobinizante (0,1 p) (a lista inclui: Anilina, Benzocaína, Cloratos, Cloroquina, Dapsona, Sulfona, Nitrofenol, Primaquina, Nitroprussiato de sódio, 4-dimetilaminofenol). Se a mãe só declara que tinha esses 3 remédios claramente a filha ingeriu uma overdose de Pyridium.
3) a) Azul de metileno 1% e. v. (0,1 p) ou
b) Vitamina C soluções 10% e. v.(0,1 p)
DISCUSSÃO: O azul de metileno parece ser o medicamento de maior eficiência no tratamento da metemoglobinemia, dado que o ácido ascórbico tem falhado na reversão do quadro clínico. Na dose de 1 a 2 mg/kg por via venosa geralmente reverte-a em cerca de uma hora. Embora a cianose em nossa paciente não provocasse dispneia, a injeção do azul de metileno se impôs: é sabido que as solícitas tendem a permanecer muito tempo no organismo em virtude de serem recicladas na circulação entero-hepática. Desta forma os níveis de metemoglobina tendem a aumentar e o conteúdo de oxigênio a alcançar limites críticos.

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.05)

 

1450 USUARIOS INSCRITOS

296 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES

726 RECADOS DOS VISITANTES

NOSSO BANCO DE PROVAS TEM:
8564 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:

2091 DE CLINICA, 3763 DE PEDIATRIA, 1358 DE CIRURGIA, 364 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA, 738 DE SAUDE PUBLICA
124 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 150 CASOS CLINICOS

Todos os direitos reservados. 2021.
O site misodor.com está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site misodor são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.