MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:

    

2538 USUARIOS INSCRITOS
878 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
743 RECADOS DOS VISITANTES
483 TENTATIVAS (6 CONTESTAÇÕES)
13764 QUESTÕES OBJETIVAS
3409 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5501 DE PEDIATRIA (3183 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2278 QUESTÕES DE CIRURGIA
1792 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
784 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
148 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
178 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

RUBÉOLA (ÁREA DE PEDIATRIA)

A rubéola é uma doença viral, contagiosa, causado por um vírus designado por toga-vírus do género Rubi-vírus. Normalmente atinge crianças com idade compreendida entre 5 e 9 anos, tendo também a probabilidade de atingir adultos também. A doença só é contraída uma vez, pois o organismo infectado passa a produzir anticorpos que servem de barreira que tornam o organismo imune ao vírus para sempre. Embora seja muitas vezes equiparada ao sarampo, a rubéola é menos contagioso.
Doença de curso benigno, sua importância epidemiológica está relacionada ao risco de abortos, natimortos, e malformações congênitas, como cardiopatias, catarata e surdez. É denominada síndrome da rubéola congênita (SRC), quando a infecção ocorre durante a gestação.

OBJETIVA: (890930 votos)..........95.18% das questões objetivas receberam votos.
Uma paciente de 19 anos se apresenta ao seu médico de cuidados primários com queixas de múltiplos crescimentos carnudos ao redor de sua vulva e vagina. Ela afirma que os crescimentos são indolores e se desenvolveram nos últimos meses. Atualmente não é sexualmente ativa, mas foi até 10 meses atrás com seu namorado anterior. Nega qualquer prurido ou corrimento vaginal, dor abdominal, febre, disúria ou sangramento vaginal. O exame físico de sua genitália revela as lesões vistas na imagem. Qual das alternativas a seguir é a causa mais provável dessas lesões?


A. Haemophilus ducreyi
B. Herpes simplex virus
C. HIV
D. Human papillomavirus
E. Treponema pallidum

  RATING: 3.3

Uma paciente de 19 anos se apresenta ao seu médico de cuidados primários com queixas de múltiplos crescimentos carnudos ao redor de sua vulva e vagina. Ela afirma que os crescimentos são indolores e se desenvolveram nos últimos meses. Atualmente não é sexualmente ativa, mas foi até 10 meses atrás com seu namorado anterior. Nega qualquer prurido ou corrimento vaginal, dor abdominal, febre, disúria ou sangramento vaginal. O exame físico de sua genitália revela as lesões vistas na imagem. Qual das alternativas a seguir é a causa mais provável dessas lesões?

A. Haemophilus ducreyi
INCORRETO: Haemophilus ducreyi é o organismo causador do cancroide. As lesões do cancroide são lesões eritematosas irregulares que apresentam secreções purulentas ou com sangue. Essas lesões surgem de 2 a 6 dias após o contato sexual, são bastante dolorosas e costumam estar associadas com linfonodos aumentados e sensíveis. Tratamento com uma única dose de azitromicina costuma ser curativo.
B. Herpes simplex virus
INCORRETO : Vírus Herpes simplex leva a lesões vesiculares dolorosas que muitas vezes surgem alguns dias após a relação sexual. As lesões são planas e regulares e duram 1-2 semanas.
C. HIV
INCORRETO : HIV é o organismo que causa a síndrome de imunodeficiência adquirida. Não causa verrugas genitais .
D. Human papillomavirus
CORRETO : Esta história e imagem são consistentes com condiloma acuminado, comumente conhecido como verrugas genitais. Essas lesões são indolores, elevadas e irregulares em forma. O organismo causador dessas lesões é o papilomavírus humano (HPV), um DNA vírus, uma cepa não oncogênica. HPV se espalhou através do contato direto pele a pele durante a relação sexual. As lesões costumam aparecer após um período de incubação de 6-12 semanas. Algumas cepas de HPV de alto risco (cepas 16, 18, 45 e 56) estão associados a um aumento da incidência de câncer cervical.
E. Treponema pallidum
INCORRETO : Treponema pallidum é o agente infeccioso que causa a sífilis. Na sífilis primária, a lesão é um cancro que aparece de 10 a 60 dias após a transmissão da doença. Esta lesão é indolor, com bordas endurecidas e um centro perfurado. Seis a oito semanas mais tarde, a sífilis secundária pode se desenvolver, com sintomas constitucionais e um quadro maculopapular erupção cutânea que ocorre frequentemente nas mãos e nos pés. No desta vez, pode-se formar condiloma lata, que têm uma aparência regular, redonda e plana que os diferencia do condiloma acuminado.

Gabarito:  D

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.3)

DISCURSIVA: (164209 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
O diagnóstico diferencial da diarreia que persiste por mais de 2 semanas (diarreia crônica) varia de acordo com a idade do paciente. Apontem as causas mais frequentes para cada faixa etária (lactente, criança pequena, escolar e adolescente). (0,5 pontos)


RATING: 3.92

O diagnóstico diferencial da diarreia que persiste por mais de 2 semanas (diarreia crônica) varia de acordo com a idade do paciente. Apontem as causas mais frequentes para cada faixa etária (lactente, criança pequena, escolar e adolescente). (0,5 pontos)

A diarréia crônica em lactentes pode ser:
  • pós-infecciosa (0,03125 p)
  • resultado de intolerância a proteínas ou desnutrição(0,03125 p)
  • subseqüente a distúrbios metabólicos como fibrose cística ou defeitos enzimáticos ou de transporte (0,03125 p)
  • secundária a anomalias anatômicas como síndrome do intestino curto ou atrofia congênita das microvilosidades (0,03125 p)

Em crianças maiores:
  • a intolerância a proteínas (0,03125 p)
  • diarreia pós-infecciosa (0,03125 p)
  • giardíase (0,03125 p)
  • espru celíaco (0,03125 p)
  • deficiência de sucrase-isomaltase (0,03125 p)
  • enterocolite de Hirschsprung (0,03125 p)

Em crianças de idade escolar e em adolescentes, deve-se considerar:
  • giardíase (0,03125 p)
  • doença celíaca (0,03125 p)
  • intolerância à lactose (0,03125 p)
  • cólon irritável (0,03125 p)
  • doença intestinal inflamatória. (0,03125 p)

Adolescentes com diarréia crônica devem ser questionados sobre uso/abuso de laxantes (possível anorexia/bulimia).(0,03125 p)

FONTE:

Seven M Selbst, Kate Cronan - Segredos em emergência pediatrica

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.92)

CASO CLINICO: (190253 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.

Homem pardo de 40 anos chega à Unidade de Pronto Atendimento - UPA relatando vômitos de sangue vermelho vivo, mal-estar no abdome e evacuação pastosa preta como piche, há cerca de 1 hora. O vômito aconteceu 2 vezes seguidas, persistindo a náusea. Canavieiro, relata antecedentes de banhos de rio desde a infância, bebe uma dose de cachaça no final do dia, quase diariamente. Aos sábados, mais de uma dose. Há duas semanas, vem em uso de Alivium (Ibuprofeno) uma a duas vezes por dia, devido à lombalgia. Ao exame inicial, palidez +/4, ritmo cardíaco regular com 104bpm e PA-90/60mmHg, abdome indolor com fígado aflorando reborda costal 2cm na inspiração, baço impalpável.

1) Definição e conceito da hemorragia digestiva alta. (0,1 p)

2) Enumeram pelo menos 5 etiologias distintas de hemorragia digestiva alta. (0,2 p)

3) No caso acíma quais serão os indicativos de mau prognóstico? (0,2 p)

 




RATING: 3.1

1) Hemorragia digestiva alta é a hemorragia ocasionada por lesão no trato digestivo acima do ângulo de Treitz. (0,1 p)

2) Qualquer combinação de 5 etiologias abaixo vai ser considerada correta: (0,2 p)

  • Úlcera péptica ( +/ - 50% dos casos ) incidência que vem diminuindo, com mortalidade de +/- 6% dos casos. Como precipitantes principais, pode se considerar o uso de anti-inflamatórios não esteroides(AINE), inclusive a aspirina e o etilismo;
  • Hipertensão portal (HP) com varizes do esôfago e/ou gastropatia porto-hipertensiva ( +/- 5 a 40% dos casos) e mortalidade de +/- 15% dos casos; são causadas por hepatopatias crônicas, como a cirrose; no nosso meio, a esquistossomose contribui para essa incidência;
  • Síndrome de Mallory-Weiss mais frequente nos casos de etilismo intenso e vômitos incoercíveis ( +/-5 a 10% dos casos);
  • Gastrite provocada por uso de AINE, etilismo e estresse das doenças graves;
  • Esofagite (raro) por doença do refluxo gastro-esofágico;
  • Doenças vasculares: angiodisplasia (hereditária, síndrome CREST, doença renal crônica, etc.), lesão de Dieulafoy (artéria calibrosa submucosa no estômago proximal – anomalia vascular) fístulas aorto-entéricas (aneurisma da aorta abdominal ou complicação de sua correção cirúrgica);
  • Tumores benignos (pólipos- raramente) e malignos (neoplasia);
  • Hemobilia;
  • Doenças hemorrágicas.

3) São indicativos de mau prognóstico nessa avaliação inicial: (0,2 p)

  • idade maior que 60 anos,
  • co-morbidades (tais como doença hepática avançada, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca)
  • FC > 100bpm
  • PA < 100mmHg
  • aspirado gástrico de sangue vivo e sangue vivo no toque retal.
 

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.1)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2026.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.