É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.04 ![]()
Assinale a alternativa correta, em relação à endometriose:
A. O carcinoma endométrioide é a transformação maligna mais freqüente
CORRETO: Estima-se que ocorra transformação maligna em 0,3 a 1% dos casos de endometriose, sendo 75% nos ovários. Fatores hormonais, inflamação, predisposição familiar, alterações imunológicas, estresse oxidativo e fatores ambientais são apontados como possíveis fatores de carcinogênese. Estudos demonstram que pacientes com endometriose apresentam aumento do risco de câncer de ovário que pode variar de 1,3 a 1,9, podendo chegar a 2,7 naquelas com endometriose associada à infertilidade. Até o momento não existem ferramentas diagnósticas capazes de identificar quais mulheres estão sob maior risco e o instrumento diagnóstico mais promissor para avaliar a transformação maligna da endometriose parece ser a ressonância nuclear magnética. Esta revisão tem como objetivo avaliar a etiologia e possíveis causas da transformação maligna da endometriose através da realização de uma revisão da literatura.
B. A raça negra é um fator predisponente
INCORRETO : Estudos têm reconsiderado o papel da raça como fator de risco, pois as conclusões são discutíveis. Kirchon et al em 1989, e Houston et al. em 1988, não observaram diferença na incidência da doença nas diversas raças. Chatman em 1976 afirmou haver predominância na raça negra e Miyazawa em 1976 destacou a raça amarela como predominante. A dificuldade na determinação do fator racial é comparável à que se encontra ao se tentar definir a real prevalência da endometriose na população geral, pela presença de variáveis como acesso ao sistema de saúde, diferenças culturais e atitude da paciente frente aos sintomas da doença, o que reflete indiretamente aspectos socioeconômicos e culturais associados à endometriose.
C. Por ser uma afecção estrogênio dependente ocorre apenas no menacme
INCORRETO : Nas mulheres de risco, baixas doses de estrogênio podem ser usadas.
D. Nas pacientes que utilizam o Danazol como terapêutica é importante realizar-se controle com hemograma completo
INCORRETO : O danazol diminui a sintomatologia dolorosa, mas os sintomas colaterais androgênicos irreversíveis são substanciais, como ganho de peso, depressão, diminuição das mamas, calorões, pele e cabelos oleosos, acne,
hirsutismo, engrossamento da voz.
E. A foliculogênese defeituosa está implicada na fisiopatologia.
INCORRETO : A etiologia, fisiopatologia e história da natural da endometriose não estão totalmente esclarecidas e estes fatores contribuem para as dificuldades em sua classificação
Gabarito: A
RATING: 2.99 ![]()
FONTE:
Responda ás questões a seguir:
1) Conforme a escala de Glasgow essa criança vai precisar de via aérea artificial? Justifique. - 0,08 pontos
2) Quais são as medidas corretivas imediatas desse atendimento, que já deveriam ser feitas no lugar do atropelamento? - 0,14 pontos
3) Salientando que o foco principal do impacto foi o tórax, qual é o sinal mais preocupante e qual é a suspeita clínica? - 0,14 pontos
4) A investigação radiológica evidenciou: contusão pulmonar; pneumotórax à direita; fratura de costelas à direita e fratura de clavícula à direita. Qual é a conduta? 0,14 pontos
1) Conforme a escala de Glasgow essa criança vai precisar de via aérea artificial? Justifique.
Não (0,02 p). O escore de Glasgow dessa criança neste momento é de 13 (0,02 p) – ou seja bem longe de 8, que seria a indicação para intubação (0,02 p), além disto, não apresenta nenhum sinal de insuficiência respiratória aguda atual ou iminente (0,02 p)
2) Quais são as medidas corretivas imediatas desse atendimento, que já deveriam ser feitas no lugar do atropelamento?
O pescoço da criança deve permanecer em posição neutra (0,02 p) e não pode ser hiperestendido (0,02 p). A via aérea deve ser mantida totalmente permeável (0,02 p), enquanto a coluna cervical é imobilizada em posição neutra (0,02 p). Tração e movimento do pescoço devem ser evitados (0,02 p) após manutenção da via aérea e estabilização da coluna cervical (0,02 p). Um colar semi-rígido deve ser aplicado. (0,02 p)
3) Salientando que o foco principal do impacto foi o tórax, qual é o sinal mais preocupante e qual é a suspeita clínica?
O sinal mais preocupante – a criança está taquipneica (0,02 p), embora o MV está audível e a saturação boa.
A contusão pulmonar (0,02 p)deve ser suspeitada em qualquer criança com trauma torácico contuso (0,02 p) que apresente dor no peito , dificuldade para respirar ou hipoxia inexplicada (0,02 p).
Fraturas de costela (0,02 p), assim como equimose na parede torácica devem aumentar ainda mais a suspeita de lesão no parênquima subjacente.
Pneumotórax (0,02 p) ou hemotórax (0,02 p) devem ser suspeitados em qualquer criança com histórico de trauma torácico que apresente dor no peito, falta de ar, dificuldade respiratória, hipóxia ou evidência de choque.
Todos os pacientes com um mecanismo de lesão torácica devem ser submetidos rapidamente a uma avaliação radiológica com raio-X de tórax
4) A investigação radiológica evidenciou: contusão pulmonar; pneumotórax à direita; fratura de costelas à direita e fratura de clavícula à direita. Qual é a conduta?
Atendimento de criança com trauma torácica:
suporte ventilatório não invasivo (0,02 p)
hidratação venosa (0,02 p)
analgesia de suporte (0,02 p)
curativo nas escoriações (0,02 p)
tipóia devido a fratura da clavícula (0,02 p)
colher Gasometria; Proteína C Reativa; Hemocultura; Hemograma (0,02 p)
transferir para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica (0,02 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.