É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

RATING: 3.3 ![]()
Uma paciente de 19 anos se apresenta ao seu médico de cuidados primários com queixas de múltiplos crescimentos carnudos ao redor de sua vulva e vagina. Ela afirma que os crescimentos são indolores e se desenvolveram nos últimos meses. Atualmente não é sexualmente ativa, mas foi até 10 meses atrás com seu namorado anterior. Nega qualquer prurido ou corrimento vaginal, dor abdominal, febre, disúria ou sangramento vaginal. O exame físico de sua genitália revela as lesões vistas na imagem. Qual das alternativas a seguir é a causa mais provável dessas lesões?

A. Haemophilus ducreyi
INCORRETO: Haemophilus ducreyi é o organismo causador do cancroide. As lesões do cancroide são lesões eritematosas irregulares que apresentam secreções purulentas ou com sangue. Essas lesões surgem de 2 a 6 dias após o contato sexual, são bastante dolorosas e costumam estar associadas com linfonodos aumentados e sensíveis. Tratamento com uma única dose de azitromicina costuma ser curativo.
B. Herpes simplex virus
INCORRETO : Vírus Herpes simplex leva a lesões vesiculares dolorosas que muitas vezes surgem alguns dias após a relação sexual. As lesões são planas e regulares e duram 1-2 semanas.
C. HIV
INCORRETO : HIV é o organismo que causa a síndrome de imunodeficiência adquirida. Não causa verrugas genitais .
D. Human papillomavirus
CORRETO : Esta história e imagem são consistentes com condiloma acuminado, comumente conhecido como verrugas genitais. Essas lesões são indolores, elevadas e irregulares em forma. O organismo causador dessas lesões é o papilomavírus humano (HPV), um DNA vírus, uma cepa não oncogênica. HPV se espalhou através do contato direto pele a pele durante a relação sexual. As lesões costumam aparecer após um período de incubação de 6-12 semanas. Algumas cepas de HPV de alto risco (cepas 16, 18, 45 e 56) estão associados a um aumento da incidência de câncer cervical.
E. Treponema pallidum
INCORRETO : Treponema pallidum é o agente infeccioso que causa a sífilis. Na sífilis primária, a lesão é um cancro que aparece de 10 a 60 dias após a transmissão da doença. Esta lesão é indolor, com bordas endurecidas e um centro perfurado. Seis a oito semanas mais tarde, a sífilis secundária pode se desenvolver, com sintomas constitucionais e um quadro maculopapular erupção cutânea que ocorre frequentemente nas mãos e nos pés. No desta vez, pode-se formar condiloma lata, que têm uma aparência regular, redonda e plana que os diferencia do condiloma acuminado.
Gabarito: D
RATING: 3.92 ![]()
FONTE:
Homem pardo de 40 anos chega à Unidade de Pronto Atendimento - UPA relatando vômitos de sangue vermelho vivo, mal-estar no abdome e evacuação pastosa preta como piche, há cerca de 1 hora. O vômito aconteceu 2 vezes seguidas, persistindo a náusea. Canavieiro, relata antecedentes de banhos de rio desde a infância, bebe uma dose de cachaça no final do dia, quase diariamente. Aos sábados, mais de uma dose. Há duas semanas, vem em uso de Alivium (Ibuprofeno) uma a duas vezes por dia, devido à lombalgia. Ao exame inicial, palidez +/4, ritmo cardíaco regular com 104bpm e PA-90/60mmHg, abdome indolor com fígado aflorando reborda costal 2cm na inspiração, baço impalpável.
1) Definição e conceito da hemorragia digestiva alta. (0,1 p)
2) Enumeram pelo menos 5 etiologias distintas de hemorragia digestiva alta. (0,2 p)
3) No caso acíma quais serão os indicativos de mau prognóstico? (0,2 p)
1) Hemorragia digestiva alta é a hemorragia ocasionada por lesão no trato digestivo acima do ângulo de Treitz. (0,1 p)
2) Qualquer combinação de 5 etiologias abaixo vai ser considerada correta: (0,2 p)
- Úlcera péptica ( +/ - 50% dos casos ) incidência que vem diminuindo, com mortalidade de +/- 6% dos casos. Como precipitantes principais, pode se considerar o uso de anti-inflamatórios não esteroides(AINE), inclusive a aspirina e o etilismo;
- Hipertensão portal (HP) com varizes do esôfago e/ou gastropatia porto-hipertensiva ( +/- 5 a 40% dos casos) e mortalidade de +/- 15% dos casos; são causadas por hepatopatias crônicas, como a cirrose; no nosso meio, a esquistossomose contribui para essa incidência;
- Síndrome de Mallory-Weiss mais frequente nos casos de etilismo intenso e vômitos incoercíveis ( +/-5 a 10% dos casos);
- Gastrite provocada por uso de AINE, etilismo e estresse das doenças graves;
- Esofagite (raro) por doença do refluxo gastro-esofágico;
- Doenças vasculares: angiodisplasia (hereditária, síndrome CREST, doença renal crônica, etc.), lesão de Dieulafoy (artéria calibrosa submucosa no estômago proximal – anomalia vascular) fístulas aorto-entéricas (aneurisma da aorta abdominal ou complicação de sua correção cirúrgica);
- Tumores benignos (pólipos- raramente) e malignos (neoplasia);
- Hemobilia;
- Doenças hemorrágicas.
3) São indicativos de mau prognóstico nessa avaliação inicial: (0,2 p)
- idade maior que 60 anos,
- co-morbidades (tais como doença hepática avançada, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca)
- FC > 100bpm
- PA < 100mmHg
- aspirado gástrico de sangue vivo e sangue vivo no toque retal.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.