MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2515 USUARIOS INSCRITOS
874 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
742 RECADOS DOS VISITANTES
469 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13181 QUESTÕES OBJETIVAS
3333 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5250 DE PEDIATRIA (3184 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2056 QUESTÕES DE CIRURGIA
1774 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
768 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

COMA CETOACIDOTICO (ÁREA DE PEDIATRIA)

As comas do diabetes mellitus tipo I são acontecimentos lamentáveis, geralmente derivadas de erro de medicação ou erros diagnósticos, ou no minimo da negligência do proprio paciente. Constituem emergências clínicas, devendo ser identificadas e tratadas prontamente.

No caso do diabetes mellitus tipo I os mais conhecidas são o coma cetoacidotico e o coma hipoglicemico.

OBJETIVA: (787041 votos)..........94.57% das questões objetivas receberam votos.
A deficiência homozigota em G6-PD está presente em que porcentagem de mulheres afro-americanas?
A. menos de 1%
B. 2%
C. 5%
D. 10%
E. 33%

  RATING: 2.83

A deficiência homozigota em G6-PD está presente em que porcentagem de mulheres afro-americanas?

A. menos de 1%
INCORRETO: veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
B. 2%
CORRETO : A deficiência em G6PD é uma doença encontrada em 2% das mulheres afro-americanas. A deficiência na enzima pode levar à anemia quando a mulher é exposta a certas drogas.
C. 5%
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
D. 10%
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
E. 33%
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto

Gabarito:  B

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.83)

DISCURSIVA: (157976 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Em relação à reposição volêmica na abordagem do paciente politraumatizado, discorra sobre a estimativa do volume necessário, tipo de líquidos mais apropriados, momento oportuno para o seu início e metodologia para avaliação da reposição. (0,5 pontos)


RATING: 3.04

Em relação à reposição volêmica na abordagem do paciente politraumatizado, discorra sobre a estimativa do volume necessário, tipo de líquidos mais apropriados, momento oportuno para o seu início e metodologia para avaliação da reposição. (0,5 pontos)

Reposição volêmica na abordagem do paciente politraumatizado:
  • A reposição inicial é realizada com soluções cristaloides, preferindo-se a solução de Ringer Lactato, no volume de 2000 mililitros para um homem adulto de 70 quilogramas e 20 mililitros por quilograma de peso para crianças (0,095 p)
  • Reposições adicionais são realizadas de acordo com a estimativa da perda, com base nas classes de choque, na proporção de 3 (três) volumes repostos para cada volume perdido e com a resposta apresentada pelo paciente. (0,045 p)
  • Nas perdas superiores a 30 % da volemia, é necessária a reposição de glóbulos vermelhos com o objetivo de manter-se a hemoglobina em 10 gramas/100 mL. (0,045 p)
  • O momento ideal para iniciar-se a reposição volêmica é o mais precoce possível, mas às vezes deve ser retardado em função da possibilidade de perda sanguínea em evolução e da distância entre o local do acidente e o local de referência para o atendimento. (0,045 p)
  • Se o local do atendimento implique numa demora para remoção menor que 30 minutos e existam evidências de sangramento continuado, a reposição deve ser retardada e iniciada já no Hospital de referência. (0,045 p)
  • Quando o tempo estimado para a remoção for maior que 30 minutos, a reposição volêmica deverá iniciar-se no local do acidente, mas devendo aceitar-se a manutenção de certo grau de hipotensão arterial, o que é chamado de hipotensão permissiva, para que não ocorram perdas sanguíneas ocasionadas por reposição muito vigorosa. (0,045 p)
  • Reposição plena somente deverá ocorrer quando estiver garantida a cessação da perda sanguínea. (0,045 p)
  • A avaliação da reposição é realizada pela observação do comportamento dos sinais vitais, volume urinário e perfusão tecidual. (0,045 p)
  • Nos sangramentos importantes e sobretudo em idosos e portadores de comorbidades, é necessária a monitorização de parâmetros hemodinâmicos, tais como a pressão venosa central e a pressão capilar pulmonar. (0,045 p)

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.04)

CASO CLINICO: (182923 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.

Você é lider da equipe de reanimação neonatal e é chamado para atender um nascimento complicado por desacelerações fetais. Você pergunta à equipe obstétrica sobre os riscos fetais e faz uma reunião com sua equipe pré-reanimação (briefing). O líquido amniótico é claro. O bebê nasce a termo e é estimulado a respirar, mas permanece flácido e em apneia. O cordão umbilical é clampeado e cortado e o paciente é levado à mesa de reanimação  sob fonte de calor radiante. Os passos iniciais do cuidado neonatal são realizados corretamente, a VPP é iniciada e o senhor do oxímetro de pulso é posicionado na mão direita do recém-nascido. A frequência cardíaca permanece baixa e a equipe não consegue visualizar o movimento do tórax apesar de aplicar os passos corretivos da ventilação e você decide iniciar os procedimentos para a intubação.

(I) Se a condição clínica do recém-nascido subitamente piorar após a intubação, quais são as possibilidades á ser consideradas? ......... 0,2 pontos

(II)  Um membro da equipe faz duas tentativas de intubação traqueal, mas nas duas vezes, a cânula entra no esôfago. Você, como líder da equipe, percebe que a criança tem uma mandíbula pequena e uma língua grande. Proponha uma solução alternativa á intubação para esse caso.......... 0,3 pontos




RATING: 2.97

(I) Se a condição clínica do recém-nascido subitamente piorar após a intubação, quais são as possibilidades á ser consideradas?

R: O mnemónico "DOPE" (Deslocamento da cânula (0,05 p); Obstrução da cânula (0,05 p); Pneumotórax (0,05 p); Equipamento falhando (0,05 p)) tem sido usado para lembrar desses problemas potenciais.

(II)  Um membro da equipe faz duas tentativas de intubação traqueal, mas nas duas vezes, a cânula entra no esôfago. Você, como líder da equipe, percebe que a criança tem uma mandíbula pequena e uma língua grande. Proponha uma solução alternativa á intubação para esse caso, descrevendo os passos principais.

R: Rapidamente preparar a máscara laríngea (0,05 p), inserir a mesma (0,05 p), conectar ao equipamento de ventilação (0,075 p) e ao detector de CO2 (0,075 p) e começar a ventilar (0,05 p).

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (2.97)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.