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CONVULSÕES (ÁREA DE PEDIATRIA)
Para fins de classificação epidemiológica, considera-se epilepsia quando duas ou mais crises não provocadas ocorrem num intervalo superior a 24 horas entre elas.
Uma convulsão ou crise epiléptica é uma alteração paroxística e limitada pelo tempo da atividade motora e/ou do comportamento, a qual resulta de atividade elétrica anormal no cérebro. As crises epilépticas são comuns na faixa etária pediátrica e ocorrem em aproximadamente 10% das crianças. Considerado o maior urgência neurológico.
A maioria das crises em crianças é provocada por distúrbios somáticos originados fora do cérebro, como febre alta, infecção, síncope, traumatismo craniano, hipóxia, toxinas ou arritmias cardíacas. Outros acontecimentos, como as crises de perda de fôlego e refluxo gastroesofágico, podem causar eventos que simulem crises convulsivas.
Algumas crianças também apresentam crises psicogênicas ou de origem psiquiátrica. Menos de um terço das crises epilépticas em crianças é causada por epilepsia, uma patologia em que as crises são desencadeadas recorrentemente de dentro do cérebro.
OPÁ! DESAFÍO!
RATING: 3.09
Considerando uma criança com sinais evidentes de choque séptico, é ERRADO incluir no atendimento de urgência:
A. antibioticoterapia empírica, dentro da primeira hora
INCORRETO: O tratamento antibiótico de amplo espectro. Administram-se antibióticos dentro de 1 hora do primeiro contato médico. A coleta de exames não pode retardar a antibioticoterapia!
B. fluidoterapia em bolus rápido dentro dos primeiros 15 minutos
INCORRETO : FLUIDOTERAPIA: O pilar central do tratamento! Consta em administração rápida e adequada de fluidos NOS PRIMEIROS 10-15 MINUTOS DEPOIS DO RECONHECIMENTO DO CHOQUE!
C. administração rápida de vasopressores dentro da primeira hora
CORRETO : Somente se a criança continuar com choque persistente e tem choque refratário a fluidos requer administração rápida de vasopressores dentro da primeira hora de tratamento.
D. avaliar a criança cuidadosamente depois de cada bolus de flúido
INCORRETO : Avaliar cuidadosamente após cada bolus. Repetir sempre que necessário para tratar o choque.Se forem necessários bolus adicionais para tratar o choque, talvez seja necessário administrar bolus menores em intervalos mais longos. PORÉM reavalie a criança durante e após cada bolus de fluidos.
Interromper se ocorrerem:
E. usar antipireticos para conter a febre
INCORRETO : Há necessidade de administrar antipiréticos, se necessário (a febre aumenta o metabolismo basal, sendo assim um grade gastador de O2).
Gabarito: C
RATING: 3
Explique o conceito de ERITRON, os componentes e a importância.
O CONCEITO DE ERITRON: Os eritrócitos (maduros), embora fisicamente separados de seus precursores, os eritroblastos (imaturos), e diferentemente de outros tecidos corporais, formam uma unidade funcional - o éritron - conceituado como órgão único, apesar de descontínuo, sendo o somatório de precursores das células vermelhas, eritroblastos, reticulócitos e hemácias circulantes. (0,1 p)1) Diagnóstico diferencial:
Cetoacidose
Glicemia: > 250 mg/dL (0,05 p)
Acidose metabólica: pH < 7,3
Bicarbonato < 18 mEq/L (0,05 p)
Hipercetonemia (0,05 p
Estado Hiperosmolar Hiperglicêmico
Glicemia: > 600 mg/dL (0,05 p)
pOsm > 320 mOsm/kg (0,05 p)
Cetonúria < + + (0,05 p)
Depressão do nível de consciência (0,05 p)
2) Principios básicos de tratamento:
• Correção da deficiência de volume (0,05 p)
• Correção do distúrbio hidro-eletrolítico (0,05 p)
• Insulinização (0,05 p)
2322 USUARIOS INSCRITOS
753 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
260 TENTATIVAS, 0 CONTESTAÇÕES
739 RECADOS DOS VISITANTES
NOSSO BANCO DE PROVAS TEM: 11836 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
3365 DE CLINICA,
4267 DE PEDIATRIA,
1962 DE CIRURGIA,
1222 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA,
770 DE SAUDE PUBLICA
141 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 166 CASOS CLINICOS