"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL AQUI:
OBJETIVA: (494289 votos)..........95.68% das questões objetivas receberam votos.
Na área de Medicina do Trabalho, dividindo o número de acidentes fatais pelo número total de acidentes de trabalho ocorridos em um determinado local e tempo, fica calculado e indicador:
A. Incidência acumulada
B. Coeficiente de mortalidade
C. Densidade de incidência
D. Coeficiente de gravidade
E. Coeficiente de letalidade.
RATING: 2.97
A. Incidência acumulada
INCORRETO: veja a resposta da alternativa E
B. Coeficiente de mortalidade
INCORRETO : veja a resposta da alternativa E
C. Densidade de incidência
INCORRETO : veja a resposta da alternativa E
D. Coeficiente de gravidade
INCORRETO : veja a resposta da alternativa E
E. Coeficiente de letalidade.
CORRETO : LETALIDADE: É um indicador que mede a capacidade dos acidentes de trabalho de levar ao óbito, sendo ele a razão o número de acidentes fatais pelo número total de acidentes de trabalho ocorridos em um determinado local e tempo
Gabarito: E
RATING: 2.89
Em relação ao Sistema de Informação em Saúde no Brasil (SIS):
A) Cite três dos principais problemas que afetam esse Sistema. (0,15 pontos)
B) Cite três das principais fontes de dados utilizadas pelo SIS. (Valor: 0,15 pontos)
C) Discuta a aplicação dos dados do SIS nas ações dos serviços de saúde e nas práticas de atenção à saúde. (0,2 pontos)
CASO CLINICO: (103497 votos)..........99.33% dos casos clinicos receberam votos.
Moça de 17 anos, foi atendida no serviço de emergência queixando-se de que suas extremidades estavam ficando 'azuladas'. Apresentava história de ingestão deliberada de grandes quantidades de 'remédio', não se sabendo qual nem a dose. Ao exame físico inicial apresentava apenas discreta cianose perioral e de extremidades. Nas horas que se seguiram houve aumento progressivo da cianose, alcançando máxima intensidade onze horas após a admissão (+ + +/ + + + +), ao tempo em que a freqüência do pulso se elevava para 120 b.p.m. A paciente não
apresentou queixa de dispneia. A administração de oxigênio a 100% durante dez minutos não reverteu o quadro.
1) Que diagnostico e o mais provável para este caso? (0,2 pontos)
2) A mãe chegou no hospital meia hora depois da entrada e disse que tinha em casa uma caixa de Pyridium (fenazopiridina), uma caixa de vitamina complexo B e uma caixa de Neosaldina. Qual desses três remédios poderia ter dado esse quadro clínico em caso de overdose? (0,1 pontos)
3) Qual o tratamento, neste caso? (0,2 pontos)
RATING: 3.05
1) Que diagnostico e o mais provável para este caso?
Intoxicação aguda com substância methemoglobinizante.(0,2 p)
E um caso claro de intoxicação aguda voluntaria, provavelmente com razão suicidaria, que nesta idade e bastante frequente. As extremidades azuladas indicam uma cianose, que, neste caso, não responde a oxigenoterapia, portanto, a primeira opção e intoxicação com uma substancia methemoglobinizante.
DISCUSSÃO: A metemoglobina resulta da oxidação do átomo de ferro da hemoglobina para a forma férrica, implicando num bloqueio do transporte do oxigênio. Em condições normais a metemoglobina é reduzida a hemoglobina normal pelos seguintes mecanismos: o sistema NADH-metemoglobina-redutase, o sistema redutor não enzimático que utiliza o ácido ascórbico ou a glutationa reduzido e o sistema NADPH-metemoglobina-redutase.
2) Qual dos remédios enumerados a filha pode ter tomado em overdose para resultar o quadro clinico acima?
O Pyridium (fenazopiridina) é um dos remédios que pode provocar a síndrome methemoglobinizante (0,1 p) (a lista inclui: Anilina, Benzocaína, Cloratos, Cloroquina, Dapsona, Sulfona, Nitrofenol, Primaquina, Nitroprussiato de sódio, 4-dimetilaminofenol). Se a mãe só declara que tinha esses 3 remédios claramente a filha ingeriu uma overdose de Pyridium.
3) a) Azul de metileno 1% e. v. (0,1 p) ou
b) Vitamina C soluções 10% e. v.(0,1 p)
DISCUSSÃO: O azul de metileno parece ser o medicamento de maior eficiência no tratamento da metemoglobinemia, dado que o ácido ascórbico tem falhado na reversão do quadro clínico. Na dose de 1 a 2 mg/kg por via venosa geralmente reverte-a em cerca de uma hora. Embora a cianose em nossa paciente não provocasse dispneia, a injeção do azul de metileno se impôs: é sabido que as solícitas tendem a permanecer muito tempo no organismo em virtude de serem recicladas na circulação entero-hepática. Desta forma os níveis de metemoglobina tendem a aumentar e o conteúdo de oxigênio a alcançar limites críticos.
1450 USUARIOS INSCRITOS
296 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
726 RECADOS DOS VISITANTES
NOSSO BANCO DE PROVAS TEM:
8564 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
2091 DE CLINICA, 3763 DE PEDIATRIA, 1358 DE CIRURGIA, 364 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA, 738 DE SAUDE PUBLICA
124 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 150 CASOS CLINICOS