É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3 ![]()
Uma mulher de 22 anos, G1P0A0, em acompanhamento pré-natal e sem complicações, chega em trabalho de parto. Com relação à reanimação neonatal, o que deve ser observado é:
A. presença de mecônio, frequência respiratória, tônus e idade gestacional do recém-nascido
INCORRETO: veja o comentario da alternativa indicada pelo gabarito correto
B. presença de mecônio, ritmo respiratório, tônus e idade gestacional do recém-nascido
CORRETO : O paciente que indica qualquer necessidade de atendimento deve passar a receber a sequência de reanimação: receber oferta de oxigênio com pressão positiva com máscara e AMBU® ou por meio de cânula intratraqueal, se necessário; manutenção da circulação sanguínea por meio de compressões torácicas (massagem cardíaca externa); administração da medicação. A aspiração de mecônio pelo recém-nascido provoca quadro de insuficiência respiratória, que pode ser grave, de acordo com sua intensidade; é a chamada síndrome de aspiração meconial. A administração de oxigênio por meio de máscara (deve-se decidir com que valor suplementar) pode ser realizada com fluxo de 5L/min, com a máscara fixa na face da criança. Recomenda-se o oxímetro de pulso no membro superior direito para monitorizar a oferta de oxigênio suplementar, com leitura após 1 a 2 minutos. Se após 30 segundos não há melhora, mesmo com a técnica correta de ventilação, devemos fazer o passo a passo seguinte: ventilar com AMBU® e máscara, com oxigênio a 40% (se disponível, blender para a mistura com ar comprimido) ou com Fi02 a 100% (se não houver blender). A massagem cardíaca está indicada diante de recém-nascido que, mesmo após 30 segundos de ventilação com pressão positiva com bolsa-máscara, mantém-se FC abaixo de 60bpm. Deve-se lembrar que, como a massagem cardíaca diminui a eficácia da ventilação, as compressas só devem ser iniciadas quando a expansão e a ventilação pulmonares estão bem estabelecidas, devendo ser feitas no terço infenor do esterno e sendo estabelecida uma linha unindo os 2 mamilos. Deve-se ter cuidado para evitar lesão hepática. Quanto à profundidade, na criança, deve-se impor força suficiente para deprimir o esterno entre 1,5 e 2,5cm. As compressões torácicas e as ventilações devem ser coordenadas, mantendo-se a razão 3:1 de compressões para ventilação (90 compressões e 30 incursões respiratórias a cada minuto). Raramente são indicadas medicações na ressuscitação dos neonatos. Quando a FC permanece abaixo de 60bpm, a despeito de ventilação efetiva e de massagem cardíaca adequada, está indicado o uso de adrenalina, expansor de volume ou ambos.
C. frequência cardíaca, ritmo respiratório, tônus e idade gestacional do recém-nascido
INCORRETO : veja o comentario da alternativa indicada pelo gabarito correto
D. frequência cardíaca, frequência respiratória, tônus e cor
INCORRETO : veja o comentario da alternativa indicada pelo gabarito correto
E. cor dos tegumentos, frequência cardíaca, reflexo de espirro/tosse e idade gestacional do recém-nascido
INCORRETO : veja o comentario da alternativa indicada pelo gabarito correto
Gabarito: B
RATING: 2.77 ![]()
FONTE:
1) Conforme a classificação de Kramer, que zona e que nível de bilirrubinemia total estima-se nesta criança?
A criança está com icterícia de Zona 3 (icterícia até os joelhos, sem pegar os antebraços) (0,0625 p) - o nível estimado é de 12 mg/100 ml. (0,0625 p)

Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.