MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2534 USUARIOS INSCRITOS
875 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
743 RECADOS DOS VISITANTES
477 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13535 QUESTÕES OBJETIVAS
3410 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5459 DE PEDIATRIA (3183 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2092 QUESTÕES DE CIRURGIA
1791 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
783 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

O FÍGADO (ÁREA DE CIRURGIA)

O fígado é um órgão gastrintestinal sólido, cuja massa (1.200 a 1.600 g) ocupa amplamente o quadrante superior direito do abdome.

A margem costal coincide com a margem inferior, e a superfície superior é coberta pelo diafragma. Grande parte do fígado direito e a maior parte do fígado esquerdo são cobertas pela caixa torácica. O fígado estende-se ainda mais na altura da quinta costela à direita e da sexta costela à esquerda.

A superfície posterior sustenta a veia cava inferior (VCI). Uma cunha de fígado estende para a esquerda metade do abdome através do epigástrio, para situar-se sobre a superfície anterior do estômago e sob o diafragma central e esquerdo. A superfície superior do fígado é convexa e moldada para o diafragma, enquanto a superfície inferior é ligeiramente côncava e estende-se para uma borda anterior fina.

OBJETIVA: (853319 votos)..........95.14% das questões objetivas receberam votos.
Dez dias após uma histerectomia abdominal devida a sangramento anormal, uma mulher começa a apresentar perda contínua de urina pela vagina. Ela deseja esta condição corrigida o mais breve possível. Você a orienta dizendo que a melhor época para a correção é:
A. imediatamente
B. dentro de 2 semanas
C. não antes de 1 a 3 meses
D. não antes de 6 a 8 meses
E. não antes de 12 meses

  RATING: 2

Dez dias após uma histerectomia abdominal devida a sangramento anormal, uma mulher começa a apresentar perda contínua de urina pela vagina. Ela deseja esta condição corrigida o mais breve possível. Você a orienta dizendo que a melhor época para a correção é:

A. imediatamente
INCORRETO: veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
B. dentro de 2 semanas
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
C. não antes de 1 a 3 meses
CORRETO : De forma ideal, a lesão é notada no momento da cirurgia e corrigida no mesmo tempo operatório. Caso a lesão não seja notada no momento da cirurgia ou origine-se subseqüente a um procedimento cirúrgico, deve-se dar um tempo para que o edema e induração se resolvam. Muitas fístulas bem pequenas fechar-se-ão espontaneamente caso se mantenha a drenagem e evite-se infecção. Vários autores defendem o fechamento assim que a lesão é diagnosticada, com resultados moderados.
D. não antes de 6 a 8 meses
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
E. não antes de 12 meses
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto

Gabarito:  C

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2)

DISCURSIVA: (161828 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Com relação ao aleitamento materno:
1) Comente as vantagens do aleitamento materno com relação a: (0,3 pontos)
  • Composição de ácidos graxos
  • Fatores antimicrobianos
  • Fatores imunomoduladores.
2) Diferencie o leite materno e o leite de vaca em relação a composição protéica e de carbohidratos (0,2 pontos).


RATING: 2.11

Com relação ao aleitamento materno:
1) Comente as vantagens do aleitamento materno com relação a: (0,3 pontos)
  • Composição de ácidos graxos
  • Fatores antimicrobianos
  • Fatores imunomoduladores.
2) Diferencie o leite materno e o leite de vaca em relação a composição protéica e de carbohidratos (0,2 pontos).

1) Comente as vantagens do aleitamento materno.
a) Tem grande influência no desenvolvimento cerebral (cerca de 25% do parênquima cerebral é constituído por ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa), em especial o ácido aracdônico e o docosa-hexanóico. Estes ácidos graxos estão em grande quantidade no leite materno e são gorduras imprescindíveis para o perfeito desenvolvimento das conexões cerebrais. (0,1 p)

b) Possui diversos fatores de proteção antimicrobianos destacando-se: IgA secretora, lactoferrina, lisozimas, Linfócitos B e T, neutrófilos, macrófagos, fração C3 do complemento, lactoferrina, dentre outros; que atuam em diferentes momentos e em diferentes sítios, visando a destruição de microorganismos. (0,1 p)

c) Apresenta inúmeros fatores imunomoduladores como interleucina 1 e 6 e Interferon a e g, que atuam sobre a produção de outras interleucinas, sobre a quimiotaxia e ativação de macrófagos, bem como na diferenciação e potencialização dos linfócitos B e na estimulação da atividade fagocitária.  (0,1 p)

2) Diferencie o leite materno e o leite de vaca em relação a composição protéica e de carbohidratos.

Leite materno

Leite de vaca

Proteínas

1,1

3,3

Lactose

7,0

4,8

Quanto às proteínas, no leite humano a caseína constitui 36% das proteínas e forma um coágulo frouxo e poroso, sendo de fácil digestão. Já no leite de vaca a caseína corresponde a 82% das proteínas e forma um coágulo mais firme, por isto o leite de vaca deve ser diluído;

A lactose por estar presente em maior quantidade no leite materno, leva a maior concentração de lactobacilos no intestino das crianças amamentadas ao seio, chegando a quase totalidade das bactérias constituidoras da flora intestinal, ficando as enterobactérias (0,2 p)

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.11)

CASO CLINICO: (187597 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Mulher branca, 35 anos, lavradora com atividade profissional em horta comunitária, natural da Bahia, com história de dor abdominal recorrente de início há 10 dias, em cólica, acompanhada de diarreia líquida, em pequena quantidade, com mais de 10 evacuações ao dia, com muco e sangue nas fezes em alguns episódios, com tenesmo anal.
Refere mais de dez episódios anteriores. Há 5 dias vem apresentando febre, aumento do volume abdominal e dor no hipocôndrio direito. Gesta 5, para 5, aborto zero, em uso de contraceptivo oral há mais de 15 anos.
Ao exame físico: Regular estado geral, bom estado nutricional, ictérica +/4, hipocorada +/4, hidratada e acianótica. Ao exame abdominal, foram observados ruídos hidroaéreos presentes e aumentados, fígado palpável a 8 cm do rebordo costal direito, linha hemiclavicular, com hepatimetria de 16 cm, consistência normal, com nodulação mal definida no lobo direito, bastante dolorosa à palpação. Espaço de Traube timpânico, baço impalpável. Sem sinais de irritação peritonial.
A ultrassonografia realizada em caráter de urgência, sem preparo intestinal, evidenciou hepatomegalia, com massa ecogênica arredondada, de contornos irregulares e limites imprecisos, com pequenas áreas anecoicas de permeio, localizada no lobo direito do fígado.
Vesícula biliar não visualizada.
A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso? (0,2 pontos)
B) Se for realizada colonoscopia nessa paciente e for identificado envolvimento do íleo terminal, cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia. (0,3 pontos)


RATING: 3.06

A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso?
Abscesso hepático amebiano. (0,2 p)
DISCUSSÂO: Paciente com diarreia baixa, recorrente, trabalha e manipula horticulturas, com massa hepática sugestiva ao ultrassom.
Caso seja lembrada a hipótese de adenoma hepático pelo uso prolongado de contraceptivo oral e presença de massa hepática, será considerada como acerto parcial.
B) Cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia.
Doença de Crohn (0,1 p);
Doenças infecciosas granulomatosas com envolvimento intestinal (0,1 p)
- tuberculose
- paracoccidioidomicose
- histoplasmose
Doenças linfo-proliferativas. (0,1 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.06)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.