É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.04 ![]()
Diante de uma suspeita clínica de pneumotórax ou hemotórax em uma criança com histórico de trauma torácico, qual procedimento diagnóstico é considerado essencial para evitar diagnósticos errôneos?
A. exame fisico
INCORRETO: O exame físico pode, por si só, ser suficiente para realizar o diagnóstico em pacientes com um grande hemotórax ou pneumotórax ou complicações graves, como a fisiologia de tensão, mas lesões menores podem passar despercebidas apenas com o exame físico.
B. avaliação com ultrassom Doppler para analisar o fluxo sanguíneo nos vasos torácicos
INCORRETO : O Doppler é frequentemente usado para avaliar o fluxo sanguíneo, mas não aborda diretamente a presença de ar ou sangue no espaço pleural.
C. ultrassonografia na beira do leito
INCORRETO : Onde disponível, o ultrassom à beira do leito pode ser usado para complementar o exame físico inicial, pois pode facilitar a identificação de até pequenas quantidades de ar ou sangue no espaço pleural.
D. avaliação radiológica rápida com raio-X de tórax
CORRETO : A radiografia de tórax é um procedimento diagnóstico essencial para identificar pneumotórax ou hemotórax, especialmente quando o exame físico pode ser enganador.
E. broncoscopia para visualização direta das vias aéreas e espaço pleural
INCORRETO : nada a ver - broncoscopia permite a visualização interna das vias aéreas, mas não é usada rotineiramente para diagnosticar pneumotórax ou hemotórax.
Gabarito: D
RATING: 2.51 ![]()
FONTE:
1) Que diagnostico e o mais provável para este caso?
Intoxicação aguda com substância methemoglobinizante.(0,2 p)
E um caso claro de intoxicação aguda voluntaria, provavelmente com razão suicidaria, que nesta idade e bastante frequente. As extremidades azuladas indicam uma cianose, que, neste caso, não responde a oxigenoterapia, portanto, a primeira opção e intoxicação com uma substancia methemoglobinizante.
DISCUSSÃO: A metemoglobina resulta da oxidação do átomo de ferro da hemoglobina para a forma férrica, implicando num bloqueio do transporte do oxigênio. Em condições normais a metemoglobina é reduzida a hemoglobina normal pelos seguintes mecanismos: o sistema NADH-metemoglobina-redutase, o sistema redutor não enzimático que utiliza o ácido ascórbico ou a glutationa reduzido e o sistema NADPH-metemoglobina-redutase.
2) Qual dos remédios enumerados a filha pode ter tomado em overdose para resultar o quadro clinico acima?
O Pyridium (fenazopiridina) é um dos remédios que pode provocar a síndrome methemoglobinizante (0,1 p) (a lista inclui: Anilina, Benzocaína, Cloratos, Cloroquina, Dapsona, Sulfona, Nitrofenol, Primaquina, Nitroprussiato de sódio, 4-dimetilaminofenol). Se a mãe só declara que tinha esses 3 remédios claramente a filha ingeriu uma overdose de Pyridium.
3) a) Azul de metileno 1% e. v. (0,1 p) ou
b) Vitamina C soluções 10% e. v.(0,1 p)
DISCUSSÃO: O azul de metileno parece ser o medicamento de maior eficiência no tratamento da metemoglobinemia, dado que o ácido ascórbico tem falhado na reversão do quadro clínico. Na dose de 1 a 2 mg/kg por via venosa geralmente reverte-a em cerca de uma hora. Embora a cianose em nossa paciente não provocasse dispneia, a injeção do azul de metileno se impôs: é sabido que as solícitas tendem a permanecer muito tempo no organismo em virtude de serem recicladas na circulação entero-hepática. Desta forma os níveis de metemoglobina tendem a aumentar e o conteúdo de oxigênio a alcançar limites críticos.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.