É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca trÊs letras e depois escolhe a opÇÃo):
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.03 ![]()
Homem de 39 anos com hiperaldosteronismo bilateral idiopático e queixa de ginecomastia e disfunção erétil após seis meses de espironolactona 100 mg/dia apresenta controle pressórico adequado mas intolerância aos efeitos antiandrogênicos. Qual é a melhor opção terapêutica subsequente?
A. Substituir por eplerenona 25 mg duas vezes ao dia com titulação até 100 mg/dia
CORRETO: A eplerenona é antagonista seletivo dos receptores de aldosterona com afinidade desprezível pelos receptores androgênicos (0,1 %) e de progesterona (<1 %), reduzindo drasticamente efeitos colaterais sexuais da espironolactona; inicia-se com 25 mg duas vezes ao dia (devido à meia-vida mais curta) e titula-se respeitando dose máxima de 100 mg/dia, sendo a escolha ideal para pacientes com intolerância aos efeitos antiandrogênicos.
B. Aumentar dose de espironolactona para 200 mg/dia e associar tamoxifeno
INCORRETO : O aumento da dose de espironolactona agrava os efeitos antiandrogênicos e o tamoxifeno não é indicado no manejo rotineiro desses efeitos.
C. Suspender antagonista mineralocorticoide e iniciar apenas bloqueador dos canais de cálcio
INCORRETO : A suspensão do antagonista mineralocorticoide deixa de bloquear o receptor e não previne danos cardiovasculares diretos mesmo com controle pressórico.
D. Realizar adrenalectomia bilateral apesar do subtipo idiopático
INCORRETO : Adrenalectomia unilateral ou bilateral no hiperaldosteronismo bilateral idiopático raramente corrige a hipertensão e está contraindicada.
E. Trocar por prednisona em dose fisiológica com monitoração de eixo hipotálamo-hipofisário-suprarrenal
INCORRETO : Glicocorticoide em dose fisiológica é reservado exclusivamente para aldosteronismo familiar tipo I (forma autossômica dominante tratável com glicocorticoides), não para hiperaldosteronismo bilateral idiopático.
Gabarito: A
RATING: 3.04 ![]()
- Perfurativo (0,05 p)
- Infamatório (0,05 p)
- Obstrutivo (0,05 p)
- Hemorrágico (0,05 p)
- Vascular (Isquêmico) (0,05 p)
- hérnia estrangulada
- fecaloma
- obstrução pilórica
- volvo
- intussuscepção
- divertículo de Meckel
- corpo estranho
- neoplasia
- doença de Crohn
- íleo paralítco
- bolo de áscaris
- aderências intestinais
FONTE:
1) Qual é a alteração encontrada neste EKG?
Paciente apresenta alteração do intervalo QT (0,0625 p) às custas da diminuição do segmento ST. (0,0625 p)
2) Que patologias podem ser associadas á essa alteração?
A maior causa de encurtamento do intervalo QT é o aumento de freqüência cardíaca (0,0625 p). Outras causas possíveis são hipercalcemia (0,0625 p), uso de digital (0,0625 p) e hiperpotassemia (0,0625 p) e alterações congênitas (0,0625 p).
3) Considerando o quadro clinico qual destas causas seria mais provável desta alteração?
Hipercalcemia. (0,0625 p)
DISCUSSÃO: O paciente apresenta quadro clínico de poliúria e polidipsia que podem ocorrer por alterações tubulares secundárias a hipercalcemia. Manifestações gastrointestinais como anorexia e constipação intestinal são comuns e ocorrem por alteração do relaxamento da musculatura lisa, constipação é o sintoma gastrointestinal mais comum e anorexia, náuseas e vômitos também podem ocorrer.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.