É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.68 ![]()
Quais são as principais características que tornam o abuso infantil um problema de saúde pública, e como esse abuso se manifesta de acordo com estudos epidemiológicos?
A. O abuso infantil é principalmente um fenômeno moderno, com prevalência predominante nos países desenvolvidos, onde as políticas sociais não atendem às necessidades familiares, manifestando-se principalmente através de negligência.
INCORRETO: O abuso infantil não é um fenômeno moderno nem restrito a países desenvolvidos; ele ocorre globalmente, independentemente do status socioeconômico.
B. As principais consequências do abuso infantil são exclusivamente emocionais e psicológicas, ocorrendo principalmente em áreas urbanas, onde o suporte comunitário é reduzido.
INCORRETO : Mencionam-se tanto sequelas físicas quanto emocionais, não limitando-as apenas às áreas urbanas.
C. O abuso infantil é um fenômeno global que ocorre em todas as culturas e níveis socioeconômicos, manifestando-se frequentemente através de violência física como equimoses e queimaduras, em muitas ocasiões dentro de casa.
CORRETO : O abuso infantil é um fenômeno complexo e universal que atravessa todas as culturas e classes sociais, normalmente manifestando-se sob a forma de violência física facilmente identificável como equimoses e queimaduras, conforme relatado por profissionais médicos.
D. A manifestação do abuso infantil é predominantemente acidental, com ocorrências mais frequentes em países subdesenvolvidos devido à falta de políticas de proteção à criança e adolescente.
INCORRETO : O abuso infantil não se manifesta predominantemente de forma acidental, e ocorre em todas as regiões do mundo, não apenas em países subdesenvolvidos.
E. A negligência parental é a única forma de abuso considerada uma questão de saúde pública, afetando as crianças principalmente em comunidades isoladas e rurais.
INCORRETO : O abuso infantil abrange diversas formas além da negligência (como o abuso físico) e acontece em qualquer contexto, não restrito a comunidades isoladas.
Gabarito: C
RATING: 3.02 ![]()
FONTE:
1) Essa paciente tem indicação para internação? Em que nível de complexidade? Explique o sistema de escore britânico Curp-65, usado para indicar gravidade e o local de tratamento.
Sim. (0,01 p)
UTI: (0,01 p)
Escore de 6 pontos, no qual cada item anormal pontua uma unidade. (0,01 p)
Escore 0 e 1, se apenas a idade pontuar → tratamento domiciliar. (0,01 p)
Escore > 1 → tratamento internado. (0,01 p)
C = Confusão mental (nível de consciência) (0,01 p)
U = Ureia > 50 mg/dL (0,01 p)
R = FR > 30 irpm (0,01 p)
P = PAS < 90 mmHg (0,01 p)
P= PAD ≤ 60 mmHg (0,01 p)
65 = Idade acima de 65 anos. (0,01 p)
Deve-se considerar ainda a presença de comorbidades descompensadas (CPOC; ICC; I. hepática, I. renal, Neoplasia) (0,01 p); extensão da pneumonia no RX Tórax (0,01 p) e na saturação arterial do oxigênio (0,01 p) e fatores psicossociais que possam interferir no tratamento e indicar internação. (0,01 p)
Sinais de gravidade:
Sat. OO2 ≤ 90% sem oxigenioterapia (0,01 p) e o mesmo resultado com oxigenioterapia indicação de UTI (0,01 p)
Leucócitos < 4000 → prognóstico ruim. (0,01 p)
2) Quais os agentes etiológicos mais frequentes em pneumonia aguda em pacientes tratados ambulatoriamente, internados em enfermaria e internados em UTI?
- PAC Ambulatorial (leve) (0,01 p): Streptococos pneumoniae (0,01 p); Mycoplasma pneumoniae (0,01 p); Chlamydophila pneumoniae (0,01 p); Vírus respiratórios (influenza, adenovírus, vírus sincicial respiratório, para-influenza e coronavírus) (0,01 p); Haemaphylos influenzae. (0,01 p)
- PAC internados em enfermarias (0,01 p): Streptococos pneumoniae (0,01 p); Mycoplasma pneumoniae (0,01 p); Chlamydia pneumoniae (0,01 p); Vírus respiratórios (0,01 p); Haemaphylos influenzae (0,01 p); Legionelha Spp (0,01 p).
- PAC internados (UTI) (0,01 p): Streptococos pneumoniae (0,01 p); Bacilos gram negativos (0,01 p); Haemaphylus influenzae (0,01 p); Legionella spp (0,01 p); S. aereus (0,01 p).
3) Qual o esquema antimicrobiano indicado nesta paciente? Justifique.
Betalactâmico com inibidor da betalactamase ou clindamicina.
Justificativa: Por ser paciente grave, com evolução desfavorável e com história de vômitos, podendo ter broncoaspirado com possibilidade de infecção por anaeróbios e gram-negativo da flora da boca. A associação de betalactâmicos com aminoglicosídeos e um agente para cobertura de bacteróides Fragillis, embora possa dar uma cobertura antimicrobiana, deverá ser evitada pelo risco de nefrotoxicidade em uma paciente idosa, diabética e com lesão renal prévia. (0,13 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.