"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL AQUI:
OBJETIVA: (494271 votos)..........95.68% das questões objetivas receberam votos.
O triângulo de KILLIAN é uma região anatômica do pescoço relacionada com a fisiopatologia do:
A. divertículo de tração esofagiano
B. divertículo de ZENKER
C. cisto tireoglosso
D. tumor misto de parótida
E. higroma cístico
RATING: 3.22
A. divertículo de tração esofagiano
INCORRETO: veja a resposta da alternativa B
B. divertículo de ZENKER
CORRETO : O divertículo de Zenker, caracteristicamente surge da parede dorsal da hipofaringe, entre as fibras dos constritores posteriores da faringe e das fibras transversas do músculo cricofaríngeo do EES. A transição em direção às fibras desses músculos (triângulo de Killian) representa o ponto de fraqueza em potencial da faringe posterior.
C. cisto tireoglosso
INCORRETO : veja a resposta da alternativa B
D. tumor misto de parótida
INCORRETO : veja a resposta da alternativa B
E. higroma cístico
INCORRETO : veja a resposta da alternativa B
Gabarito: B
RATING: 4.24
A evolução da gripe (influenza) geralmente tem resolução espontânea em sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas. Alguns casos podem evoluir com complicações e no exame fisico são presentes alterações sugestivas para agravamento. Indiquem esses sinais de agravamento para uma criança abaixo de 2 anos.
Sinais de Agravamento (piora do estado clínico):
CASO CLINICO: (103494 votos)..........99.33% dos casos clinicos receberam votos.
Mãe traz criança de 8 anos relatando que 'acha que foi picado por abelha', relatando que a mesma estava brincando com alguns amigos e subiram numa cerca para pegar romãs do arvore da casa vizinha quando, de repente sentiu 'uma ferroada' que deixou uma dor muito forte e também diz que daí tem inchaço no antebraço direito. Nega ter visto algum 'bicho' depois da picada. Nega alergias conhecidas. Você examina com bastante dificuldade a criança, que está pálida, com agitação moderada e sudorese intensa e constata que realmente, no antebraço direito ha duas feridas puntiformes, edema visivel, eritema e sudorese. A criança declara que sente dor 'muito' até o ombro e está chorando bastante e não deixa fácil mobilizar o segmento dolorido. Durante a consulta, apresenta um episodio de vômito. Tempo de enchimento capilar é de 2 segundos, frequência cardiaca 144/minuto e PA 140/100 mm Hg. Além dos relatados e confirmados, o resto do exame clinico está normal.
1) Considerando a clinica do caso qual é a principal suspeita?
Acidente com Phoneutria (aranha armadeira) 0,1 pontos
Discussão: Vamos lá: primeiro - o animal não foi avistado. Escorpião não vive nos arvores e nem a jararaca, nem o crótalo (pelo menos não é comum). Se fosse abelha, vespão, marimbondo, muito provavelmente teria sido vista na hora do acidente, e também, não faz sentido a existência das duas feridas puntiformes (a abelha não deixa esse tipo de lesão). A segunda hipótese seria acidente com lagarta (taturana), no entanto, no acidente lonômico a lesão não é puntiforme e geralmente se acompanha de hemorragia ou petéquias. A criança não apresenta isso. Outra hipotese seria acidente com aranha. Aranha marrom geralmente vive nos ambientes domesticos e não é agressiva (a picada é acidental, como acidental é de Latrodectus, a 'viuva-negra'). Nos arvores e nos pomares frequentemente vive a aranha-armadeira (Phoneutria) que é agressiva, muito venenosa e pode ser vista entre os galhos de alguns arvores. Essa é a causa mais provável, considerando também a dor imediata (observada em mais de 90% dos casos), insuportável (dor excruciante), irradiando-se até a raiz do membro acometido, assim como as manifestações locais: edema não endurado, eritema, sudorese local, parestesia e a marca dos dois pontos de inoculação.
2) Qual é a gravidade do acidente?
Gravidade moderada. (0,1 pontos)
DISCUSSÂO:
Acidentes moderados: ocorrem em aproximadamente 7,5% do total de acidentes por Phoneutria. Associadas às manifestações locais, aparecem alterações sistêmicas, como
- taquicardia,
- hipertensão arterial,
- sudorese discreta,
- agitação psicomotora,
- visão “turva'
- vômitos ocasionais
3) Como você vai atender essa criança? (0,3 pontos)
Manejo da dor:
- Infiltração anestésica. (0,0375 pontos) : lidocaína a 2% sem vasoconstritor. (0,0375 pontos) . A dose preconizada para crianças é de 0,5-1 ml. (0,0375 pontos) podendo ser repetida caso a dor não melhore. (0,0375 pontos) .
- Analgesia: paracetamol. (0,0375 pontos) (crianças, 10/mg/kg/dose/ a cada 4 a 6 horas. (0,0375 pontos) ) ou dipirona. (0,0375 pontos) (crianças, 10 mg/kg/dose/6-6 horas. (0,0375 pontos)).
Observação - caso o quadro virar para grave, internar e tratar conforme o protocolo.
DISCUSSÂO:
A soroterapia antiveneno, com soro antiaracnídico (SAA), está indicada em todos os casos graves, aliada a medidas de suporte vital, bem como em crianças (geralmente menores que 7 anos) com quadro moderado. A criança não se encaixa nesta categoria.
1450 USUARIOS INSCRITOS
296 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
726 RECADOS DOS VISITANTES
NOSSO BANCO DE PROVAS TEM:
8564 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
2091 DE CLINICA, 3763 DE PEDIATRIA, 1358 DE CIRURGIA, 364 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA, 738 DE SAUDE PUBLICA
124 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 150 CASOS CLINICOS