É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.11 ![]()
Qual das seguintes afirmações é a mais precisa sobre o manejo inicial de um pneumotórax aberto?
A. Um dreno torácico deve ser colocado no mesmo local da ferida aberta para efetividade máxima
INCORRETO: É incorreta, pois o dreno torácico não deve ser colocado no mesmo local da ferida aberta. Isso poderia exacerbar a condição ao invés de tratá-la efetivamente.
B. O curativo oclusivo deve ser aplicado enquanto o paciente está em inspiração completa para aumentar a pressão intrapleural
INCORRETO : É incorreta, pois o curativo oclusivo deve ser aplicado durante a expiração completa, não durante a inspiração, para minimizar a entrada de ar na cavidade pleural.
C. A prevenção do pneumotórax hipertensivo justifica a colocação imediata de um dreno torácico em local diferente da ferida aberta.
CORRETO : É o gabarito correto, pois ao colocar um dreno torácico em um local diferente da ferida aberta, previne-se o desenvolvimento de um pneumotórax hipertensivo, que é uma complicação potencialmente fatal de um pneumotórax aberto.
D. Feridas abertas de tórax menores, independentemente do tamanho, requerem fechamento cirúrgico imediato
INCORRETO : É uma afirmação errada. Feridas menores nem sempre requerem fechamento cirúrgico imediato; o tratamento depende da gravidade e da funcionalidade respiratória.
E. O efeito de válvula de retenção é desejável para promover a saída de ar do espaço pleural.
INCORRETO : Está incorreta, pois o efeito de válvula de retenção significa que o ar entra mas não sai, o que é prejudicial e pode conduzir ao agravamento do pneumotórax.
Gabarito: C
RATING: 2.91 ![]()
Explique o conceito de ERITRON, os componentes e a importância.
O CONCEITO DE ERITRON: Os eritrócitos (maduros), embora fisicamente separados de seus precursores, os eritroblastos (imaturos), e diferentemente de outros tecidos corporais, formam uma unidade funcional - o éritron - conceituado como órgão único, apesar de descontínuo, sendo o somatório de precursores das células vermelhas, eritroblastos, reticulócitos e hemácias circulantes. (0,1 p)
a) Qual o diagnóstico sindrômico e qual a etiologia?
R: Hemorragia subaracnoide por rotura de aneurisma sacular (0,03125 p)
b) Quais as quatro possíveis complicações que poderão ocorrer nos dias subsequentes?
R: Ressangramento (0,03125 p), Vasoespasmo cerebral (0,03125 p), Hidrocefalia hiperbárica (0,03125 p), Hiponatremia (0,03125 p).
c) Qual o próximo exame indicado?
R: Angiografia cerebral de 4 vasos (0,03125 p)
d) Qual a conduta terapêutica (clínica + intervencionista)?
Internar na UTI (0,03125 p), cebeceira elevada (0,03125 p), hidratação com cristaloide (mínimo: 1.500 mL em 24h) (0,03125 p), manter glicemia entre 80-200mg/dL (0,03125 p), nimodipina (0,03125 p), anticonvulsivante (controverso) (0,03125 p), manter PA sistólica entre 140-150 mmHg, antes da clipagem ou embolização do aneurisma (0,03125 p) (após a clipagem ou embolização, deixar a PA sistólica se elevar, para em torno de 160-170 mmHg (0,03125 p).
e) Quando deve ser instituída a intervenção?
Efetuar precocemente (ideal: até 36h) (0,03125 p) a clipagem cirúrgica do aneurisma ou a embolização do aneurisma com “coil” (terapia endovascular). (0,03125 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.