É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.81
Em relação ao encontro de derrame pleural na radiografia de tórax de um paciente de 10 anos em tratamento de pneumonia, podemos afirmar:
A. Implica em mau prognóstico
INCORRETO: a presença do derrame não significa obrigatorio um mal prognostico
B. Indica etiologia estafilocócica
INCORRETO : Muito embora o agente etiológico mais freqüentemente associado aos derrames seja o estafilococo, a maioria das pneumonias com derrame são pneumocócicas em virtude da elevada prevalência desse germe como causa de pneumonia bacteriana.
C. Deverá ser drenado
INCORRETO : A punção revelará tratar-se de um derrame inflamatório, que não necessita de drenagem, ou infeccioso (empiema) que deverá ser drenado para abreviar o curso da doença e reduzir a probabilidade de seqüelas funcionais.
D. Deverá ser submetido a punção diagnóstica
CORRETO : Todo derrame pleural parapneumônico deve ser puncionado.
E. O agente etiológico não será encontrado no líquido pleural
INCORRETO : A punção pleural representa uma oportunidade de se isolar o agente etiológico seja através do gram, da cultura ou da pesquisa de antígenos bacterianos no líquido pleural.
Gabarito: D
RATING: 3.62
FONTE:
1) Quais são os exames imperativos á ser solicitados em seguida? 0,1 p
O quadro clínico inclui sintomas neurologicos (rebaixamento progressivo de Glasgow, dificuldade de deambulação numa paciente de 36 anos, sem antecedentes mórbidos) então é mandatorio, neste caso, solicitar a coleta de líquor e tomografia computadorizada de crânio.
2) Quais são as alterações observados nos exames laboratoriais? - 0,1 p
Temos ureia = 182mg por decilitro (15-36 mg/dL), creatinina = 1,9 mg por decilitro (0,7-1,2 mg/dL) que indicariam uma falha renal, mas, na verdade, o que é mais grave aqui é a hipercalcemia (cálcio = 19,6mg por decilitro (8,4-10,2 mg/dL) - hipercalcemia grave). É sabido que pacientes com hipercalcemia assintomática ou discretamente sintomática - com cálcio menor do que 12 mg/dL - não requerem tratamento imediato. Cálcio entre 12 e 14mg/dL pode requerer instituição de tratamento caso seja oriundo de aumento agudo, visto que o mesmo pode causar alterações neurológicas. Já os pacientes com cálcio acima de 14 mg/dL sempre requerem tratamento imediato, independente dos sintomas.
3) Considerando o valor da calcemia, quais seriam as duas principais causas mais encontradas do mesmo? 0,1 p
A hipercalcemia pode resultar do aumento da reabsorção óssea, da absorção intestinal, da retenção renal ou do uso de drogas hipercalcemiantes. Em algumas doenças, como o câncer, mais de um mecanismo pode estar envolvido. Entre todas as causas, hiperparatireoidismo e malignidades são as mais comuns, respondendo por 90% dos casos.
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.