MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2505 USUARIOS INSCRITOS
870 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
742 RECADOS DOS VISITANTES
459 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13172 QUESTÕES OBJETIVAS
3333 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5245 DE PEDIATRIA (3184 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2052 QUESTÕES DE CIRURGIA
1774 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
768 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

CICATRIZAÇÃO DAS FERIDAS (ÁREA DE CIRURGIA)

O processo de cicatrização humano tem como objetivo limitar o dano tecidual e permitir o restabelecimento da integridade e função dos tecidos afetados. Não há, no entanto, retorno ao estado prévio, uma vez que a cicatrização se faz pela deposição de tecido conjuntivo específico, não havendo regeneração tecidual (formação de tecido idêntico histologicamente ao lesado), como ocorre em seres filogeneticamente inferiores.

OBJETIVA: (763132 votos)..........93.4% das questões objetivas receberam votos.
Paciente F de 7 anos, etnia branca, em tratamento para artrite reumatoide há vários anos, desenvolve quadro de tosse seca e dispnéia, além de linfadenomegalia hilar na radiografia de tórax. A tomografia computadorizada de tórax mostra padrão intersticial e o lavado broncoalveolar - obtido por broncofibroscopia - revela linfocitose marcante. Dos fármacos empregados no tratamento da artrite reumatoide, a que mais se associa ao quadro apresentado pela doente é:
A. Penicilina
B. Metrotrexato
C. Sulfassalazina
D. Hidroxicloroquina
E. Prednisona

  RATING: 5

Paciente F de 7 anos, etnia branca, em tratamento para artrite reumatoide há vários anos, desenvolve quadro de tosse seca e dispnéia, além de linfadenomegalia hilar na radiografia de tórax. A tomografia computadorizada de tórax mostra padrão intersticial e o lavado broncoalveolar - obtido por broncofibroscopia - revela linfocitose marcante. Dos fármacos empregados no tratamento da artrite reumatoide, a que mais se associa ao quadro apresentado pela doente é:

A. Penicilina
INCORRETO: veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
B. Metrotrexato
CORRETO : O quadro clínico descrito é compatível com um dos efeitos colaterais do metrotrexato - uma droga antagonista do ácido fólico - caracterizável como pneumonite intersticial por hipersensibilidade, mais comum em idade avançada, acometimento pulmonar pela doença reumatoide e nos diabéticos. Outros efeitos colaterais do fármaco são o desconforto gastrintestinal, aparecimento de úlceras orais, disfunção e fibrose hepática. Torna-se necessário o uso concomitante de ácido fólico, que ajuda a reduzir alguns destes efeitos.
C. Sulfassalazina
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
D. Hidroxicloroquina
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto
E. Prednisona
INCORRETO : veja o comentário da alternativa indicada pelo gabarito correto

Gabarito: 

AVALIE ESSA QUESTÃO: (5)

DISCURSIVA: (154401 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Cite os resultados de exames laboratoriais que confirmam o diagnóstico de Síndrome HELLP. (0,5 pontos).


RATING: 3.09

Cite os resultados de exames laboratoriais que confirmam o diagnóstico de Síndrome HELLP. (0,5 pontos).

Exames laboratoriais que confirmam o diagnóstico:
  • Presença de esquizócitos em sangue periférico (0,125 p)
  • Plaquetopenia ou plaquetas abaixo de 100.000/mL (0,125 p)
  • Enzimas hepáticas elevadas ou TGO, TGP e DHL elevados (0,125 p)
  • Bilirrubinemia - Bilirrubinas elevadas (0,125 p)

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.09)

CASO CLINICO: (178345 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Identificação – K.G.R.A, feminino, 4 anos de idade, residente no Município A, Bairro Nova América.

História da Doença Atual – Foi atendida na unidade básica do Programa de Saúde da Família no dia 21/12/2005, com história de dois dias de febre, recusa alimentar, hipoatividade e tosse esporádica. A mãe relata que hoje observou manchas vermelhas pelo corpo da criança. Nega vômito, diarréia ou outros sinais e sintomas.

Exame Físico Geral - Regular estado geral, hidratado, acianótico, eupnéico,anictérico e temperatura axilar de 39°C. Pele: exantema do tipo morbiliforme mais evidente em face etronco. Orofaringe: hiperemiada. Otoscopia: sem alterações. Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios. Ausculta cardiovascular: rítmo cardiaco regular, bulhas em dois tempos, normofonéticas, sem sopro. Abdome: normotenso, indolor, sem visceromegalias, ruídos hidro-aéreos presentes e normais. Neurológico: sem alterações.

Perguntas

1. Quais são as hipóteses diagnósticas que você faria para este caso? (0,2 p)

2. Diagnóstico diferencial de síndrome febril aguda com exantema.(0,2 p)

3. Há alguma informação adicional da história clínica que você considera relevante e que não foi obtida? Se sim, diga qual (quais). (0,1 p)


RATING: 3.09

Resposta 1:

a) Escarlatina, parvovirose, sarampo, dengue, enteroviroses e outras viroses (Mayaro, Oropouche)    (0,1 p)
b) Farmacodermia (0,1 p)

Resposta 2:  (0,2 p)

Rubéola: quadro clínico habitualmente sem pródromos nas crianças, sintomas leves em adultos e associado com linfadenopatia retroauricular e/ou cervical e/ou occipital. O exantema é róseo, excepcionalmente confluente e sem descamação. Adolescentes e adultos freqüentemente apre­sentam artralgias.

Escarlatina: pródromos de 1 a 2 dias, com febre e mal-estar. Exantema eritematoso, puntiforme com palidez perioral e linhas nas dobras de flexão. Descamação in­tensa nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Dengue: início súbito, febre por 2 a 5 dias, astenia, cefaléia, mialgia e artralgia intensas. Exantema maculo-papular a partir do tronco, espalhando-se para o rosto e membros.

Eritema infeccioso: pródromos com febre, cefaléia, mialgia por 5 a 7 dias. Exantema inicialmente na face (aparência de face esbofeteada), que se espalha após 1 a 4 dias para o tronco. Por uma ou duas semanas o exantema pode ter intensidade variável, exacerbado pela exposição solar.

Exantema súbito: pródromo com febre alta por 3 a 4 dias, irritabilidade, que desaparecem após a instalação do exantema (maculopapular) de curta duração. Não há descamação.

Enteroviroses: pródromos com febre por 3 a 4 dias (exceto para coxsackie) com exantema variável, geralmente discreto, e adenopatia. Lactentes podem apresentar distúrbios gastrointestinais.


Resposta 3:

Não foi buscado o uso pregresso de medicamentos. (0,1 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.09)

O conceito da plataforma pertence á um médico estrangeiro, formado na Republica Romênia, imigrado em 2005 no Brasil. Sem poder cumprir os requerimentos previstos na legislação brasileira, precisou se inscrever no Revalida. Como não era possível exercer a medicina, durante 4 anos trabalhou numa farmácia, mas não desistiu da sua profissão. Estudando com confiança e fé, finalmente fez a prova e passou... E não foi fácil.

O processo de estudo para revalidação levou anos. Foi justamente nesse intervalo que começou a construir o website Misodor, online desde 2008. Todo o conhecimento adquirido da bibliografia médica durante o estudo foi resumido na plataforma.

Isso permitiu que continuasse, em seguida, o processo da revalidação da especialidade, através da difícil Prova de Titulo organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ademais, usando o mesmo método - estudo do conteúdo programático e autoavaliação continua através de simuladores de provas da plataforma  - passou no concurso da prefeitura e foi admitido no corpo clínico dos pediatras do Hospital Unimed da mesma cidade.

E não acabou ainda...

A minha jornada é a projeção do seu futuro

Garantimos sucesso não somente nas provas de Revalida, mas também, nas Provas de Titulo, nas provas de entrada na residência médica, nas provas de medicina vinculadas aos concursos públicos e geralmente tudo que implica conhecimento na área médica.

O site vai preparar você, candidato á qualquer concurso ou prova, através da bibliografia sempre atualizada, através do banco de 13172 questões objetivas, 146 questões discursivas e 175 casos clínicos, cujas respostas e gabaritos são comentadas em detalhe.

Não menos importantes para seu progresso são os simuladores online de provas - sistemas inteligentes e aleatorios que - pela sua escolha - concebem simulados de provas com correção automatica e comentários. Um sistema genialmente codificado que permite você experimentar live os modelos de prova da Revalida, da especialidade, da entrada em residência... e saber como e aonde você está nessa corrida para seu CRM.

O CADASTRO É GRATUITO.
E AINDA VAI SE SURPREENDER COM OS PREÇOS SIMBOLICOS!

CONFIE NO MISODOR!
FOI O MEU CAMINHO E SERÁ O CAMINHO DO SEU SUCCESSO.
EU GARANTO E ASSINO EMBAIXO:

ASSINE AGORA MESMO!

                  




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.