É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 0 ![]()
Menina com 3 anos de idade apresenta episódios caracterizados por palidez cutânea, tontura, desequilíbrio, nistagmo, náuseas e vômitos com duração de 1 a 2 minutos. Durante o episódio, ela procura um lugar ou um adulto para se agarrar. Não apresenta perda de consciência, zumbidos ou hipoacusia. A remissão é espontânea. O eletroencefalograma é normal. O diagnóstico clínico mais provável para esse quadro é:
A. pré-síncope vasovagal.
INCORRETO: Geralmente relacionada a fatores desencadeantes e com sinais como sudorese excessiva e sensação de desmaio iminente. Pode haver perda de consciência.
B. epilepsia localizada
INCORRETO : Episódios epilépticos geralmente resultam em um eletroencefalograma anormal.
C. vertigem paroxística benigna
CORRETO : Vertigem paroxística benigna é comum em crianças e caracteriza-se por episódios breves de tontura ou vertigem.
A criança pode apresentar nistagmo, náuseas e vômitos durante os episódios. Não há perda de consciência ou sintomas auditivos como zumbido ou hipoacusia.O eletroencefalograma é normal, o que afasta causas epilépticas.
D. discinesia paroxística cinesiogênica
INCORRETO : Caracteriza-se por movimentos anormais e involuntários desencadeados por movimento súbito ou exercício; não explicaria a vertigem e o nistagmo.
E. intoxicação medicamentosa.
INCORRETO : Esperaríamos uma apresentação contínua ou progressiva, em vez de episódios breves e espontaneamente resolutivos.
Gabarito: C
RATING: 3.02 ![]()
Indicações de entubação traqueal em crianças:
FONTE:
1) Qual é a principal suspeita?
O quadro clinico e tipico para uma crise de edema pulmonar agudo.(0,05 p) Sendo a idade, provavelmente que se trata de um edema pulmonar cardiogênico, a crise surgindo em condições praticamente basais.
2) Enumere pelo menos 3 (três) causas que podem precipitar uma crise como essa. (0,05 pontos para cada uma enumerada, se for mais de três adequadas, acordar pontuação máxima)
- Taquiarritmia (a forte emoção, provocada provavelmente durante o jogo de futebol) pode ser a mai provável causa, já que ele se apresentou com 110/minuto frequência cardíaca.
Infarto agudo de miocárdio pode ser uma causa, mas não apresenta dor torácica característica (salvo que seja um infarto silencioso).
- Insuficiência aórtica ou mitral aguda teriam sido manifestando-se mais cedo, mais o paciente nega qualquer historico de doença cardíaca.
- Hipertensão grave, também, pode causar uma crise de edema pulmonar aguda, mas os valores da pressão não são tão altas.
- Embolia pulmonar seria outra opção, ja que tem escarro rosado, mas falta a dor torácica.
- Desobediência (tratamento interrompido) caso que estava em tratamento para a insuficiência cardíaca ainda sai da questão, já que ele nega qualquer tratamento prévio.
- Uma infecção com febre alta, volume circulante aumentado são probabilidades menos frequentes, mas tem que considerar-los.
3) Quais são as primeiras medidas á ser tomadas?
- Sentar o paciente reto, para reduzir o retorno venoso. - 0,05 p
- Administrar oxigênio 100% - 0,05 p
- Diurético de alça: 40 - 100 mg furosemida i. v. AGORA - 0,05 p
- Morfina 2 - 5 mg i. v. com atenção ao evolução da respiração e pressão - se baixar muito a pressão ou a freqüência cardíaca administrar naloxona. - 0,05 p
- Como a PA sistólica e maior de 100 mmHg podemos reduzir a pos-carga, dando um vasodilatador: Nitroprussiato sódico iv 20-30 mcg/minuto - 0,05 p
- Montar cateter arterial, para avaliar a pressão permanentemente - 0,05 p
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.