MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2522 USUARIOS INSCRITOS
875 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
743 RECADOS DOS VISITANTES
473 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13334 QUESTÕES OBJETIVAS
3361 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5374 DE PEDIATRIA (3184 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2056 QUESTÕES DE CIRURGIA
1775 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
768 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

SÍNDROME DE DIFICULDADE RESPIRATÓRIA TIPO I - DOENÇA DAS MEMBRANAS HIALINAS (ÁREA DE PEDIATRIA)

A principal causa da síndrome de desconforto respiratório, também conhecida como doença da membrana hialina, é uma quantidade inadequada de surfactante pulmonar.
Contudo, a síndrome de desconforto respiratório permanece uma causa importante de morbidade e mortalidade neonatais, especialmente entre a maioria dos neonatos imaturos.
Causa fundamental: déficit de surfactante pulmonar.
A falta de surfactante, que, na verdade, é um fator para manter a tensão superficial, resulta em colapso alveolar (o alvéolo murcha, simplesmente).

OBJETIVA: (826482 votos)..........95.32% das questões objetivas receberam votos.
Menina com 3 anos de idade apresenta episódios caracterizados por palidez cutânea, tontura, desequilíbrio, nistagmo, náuseas e vômitos com duração de 1 a 2 minutos. Durante o episódio, ela procura um lugar ou um adulto para se agarrar. Não apresenta perda de consciência, zumbidos ou hipoacusia. A remissão é espontânea. O eletroencefalograma é normal. O diagnóstico clínico mais provável para esse quadro é:
A. pré-síncope vasovagal.
B. epilepsia localizada
C. vertigem paroxística benigna
D. discinesia paroxística cinesiogênica
E. intoxicação medicamentosa.

  RATING: 0

Menina com 3 anos de idade apresenta episódios caracterizados por palidez cutânea, tontura, desequilíbrio, nistagmo, náuseas e vômitos com duração de 1 a 2 minutos. Durante o episódio, ela procura um lugar ou um adulto para se agarrar. Não apresenta perda de consciência, zumbidos ou hipoacusia. A remissão é espontânea. O eletroencefalograma é normal. O diagnóstico clínico mais provável para esse quadro é:

A. pré-síncope vasovagal.
INCORRETO: Geralmente relacionada a fatores desencadeantes e com sinais como sudorese excessiva e sensação de desmaio iminente. Pode haver perda de consciência.
B. epilepsia localizada
INCORRETO : Episódios epilépticos geralmente resultam em um eletroencefalograma anormal.
C. vertigem paroxística benigna
CORRETO : Vertigem paroxística benigna é comum em crianças e caracteriza-se por episódios breves de tontura ou vertigem. A criança pode apresentar nistagmo, náuseas e vômitos durante os episódios. Não há perda de consciência ou sintomas auditivos como zumbido ou hipoacusia.O eletroencefalograma é normal, o que afasta causas epilépticas.
D. discinesia paroxística cinesiogênica
INCORRETO : Caracteriza-se por movimentos anormais e involuntários desencadeados por movimento súbito ou exercício; não explicaria a vertigem e o nistagmo.
E. intoxicação medicamentosa.
INCORRETO : Esperaríamos uma apresentação contínua ou progressiva, em vez de episódios breves e espontaneamente resolutivos.

Gabarito:  C

AVALIE ESSA QUESTÃO: (0)

DISCURSIVA: (160467 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Quais são as indicações de entubação traqueal em crianças? 0.5 pontos


RATING: 3.02

Quais são as indicações de entubação traqueal em crianças? 0.5 pontos

Indicações de entubação traqueal em crianças:

  • Insuficiência respiratória com pouca probabilidade de reversão rápida, especialmente se houver hipoxemia apesar da administração de oxigênio < 60%. 0,1 p
  • Apnéia, hipoventilação ou exaustão respiratória progressiva com necessidade de ventilação mecânica 0,1 p
  • Proteção de via aérea para crianças com obstrução de via aérea superior ou incapacidade de proteger a via aérea de aspiração 0,1 p
  • Desejo de redução do trabalho respiratório para pacientes em choque. Em circunstâncias normais, o trabalho respiratório consome menos de 5% do gasto total de energia, porém, no sofrimento respiratório, pode gastar até 50%. No estado de choque, a energia pode ser melhor utilizada para outras funções corporais essenciais 0,1 p
  • Intervenções terapêuticas. Hiperventilação para reduzir a pressão intracraniana, administração de medicações intratraqueais e aspiração para limpeza pulmonar necessitam de entubação endotraqueal e de ventilação mecânica 0,1 p

FONTE:

Steven M. Selbst, Kate Cronan - Segredos em emergência pediatrica - Editura Arimed 2003, p. 41

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.02)

CASO CLINICO: (185860 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
M. I. D. homem raça branca, 69 anos, e trazido no serviço de emergência acusando dispneia com taquipneia (28/min), respiração acentuada, com discreta cianose perioral, ansiedade, agitado. PA = 160/100 Hg, FC = 110/minuto. Não aguenta a posição deitada, acusando “sufoco”. Relata com dificuldade que a crise apareceu de repente, assistindo uma partida de futebol, mas que, no ultimo tempo já sentiu varias vezes cansaço e falta de ar. Não procurou auxilio medico. Nega tratamento prévio. A ausculta pulmonar releva estertores pulmonares bilaterais, de repente, durante o exame começa a tossir, expectorando um escarro espumoso, rosado, que piora a dispneia.
1) Qual é a principal suspeita?(0,05 pontos)
2) Enumere pelo menos 3 (três) causas que podem precipitar uma crise como essa.(0,15 pontos)
3) Quais são as primeiras medidas á ser tomadas? (0,3 pontos)


RATING: 1.99

1) Qual é a principal suspeita?
O quadro clinico e tipico para uma crise de edema pulmonar agudo.(0,05 p) Sendo a idade, provavelmente que se trata de um edema pulmonar cardiogênico, a crise surgindo em condições praticamente basais.
2) Enumere pelo menos 3 (três) causas que podem precipitar uma crise como essa. (0,05 pontos para cada uma enumerada, se for mais de três adequadas, acordar pontuação máxima)
- Taquiarritmia (a forte emoção, provocada provavelmente durante o jogo de futebol) pode ser a mai provável causa, já que ele se apresentou com 110/minuto frequência cardíaca.
Infarto agudo de miocárdio pode ser uma causa, mas não apresenta dor torácica característica (salvo que seja um infarto silencioso).
- Insuficiência aórtica ou mitral aguda teriam sido manifestando-se mais cedo, mais o paciente nega qualquer historico de doença cardíaca.
- Hipertensão grave, também, pode causar uma crise de edema pulmonar aguda, mas os valores da pressão não são tão altas.
- Embolia pulmonar seria outra opção, ja que tem escarro rosado, mas falta a dor torácica.
- Desobediência (tratamento interrompido) caso que estava em tratamento para a insuficiência cardíaca ainda sai da questão, já que ele nega qualquer tratamento prévio.
- Uma infecção com febre alta, volume circulante aumentado são probabilidades menos frequentes, mas tem que considerar-los.
3) Quais são as primeiras medidas á ser tomadas?
- Sentar o paciente reto, para reduzir o retorno venoso. - 0,05 p
- Administrar oxigênio 100% - 0,05 p
- Diurético de alça: 40 - 100 mg furosemida i. v. AGORA - 0,05 p
- Morfina 2 - 5 mg i. v. com atenção ao evolução da respiração e pressão - se baixar muito a pressão ou a freqüência cardíaca administrar naloxona. - 0,05 p
- Como a PA sistólica e maior de 100 mmHg podemos reduzir a pos-carga, dando um vasodilatador: Nitroprussiato sódico iv 20-30 mcg/minuto - 0,05 p
- Montar cateter arterial, para avaliar a pressão permanentemente - 0,05 p

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (1.99)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.