Ações terapêuticas.

Antibacteriano. Antiprotozoário.

Propriedades.

É um fármaco antibacteriano, derivado dos nitrofuranos (nitrofurazona, nitrofurantoína), de amplo espectro, que age sobre a maior parte dos patógenos gastrintestinais, incluindo E. coli, Staphylococcus sp., Salmonella, Shigella, Proteus, Aerobacter aerogenes e Vibrio cholerae. É também eficiente no controle do parasita Giardia lamblia. Mecanismo de ação: inibição de várias enzimas microbianas. Sua absorção digestiva é escassa, elimina-se nas fezes, e a proporção absorvida (1%) sofre excreção renal.

Indicações.

Diarreia e enterite causadas por bactérias e parasitas (Giardia lamblia) suscetíveis ao fármaco. Diarreia do viajante e úlcera péptica.

Posologia.

Adultos: 400 mg diários em quatro tomadas. Crianças: maiores de 5 anos, 100 a 200 mg/dia, em 4 tomadas; entre 1 e 4 anos, 64 a 100 mg/dia, em 4 tomadas; de 1 mês a 1 ano, 32 a 64 mg/dia, em 4 tomadas. A duração do tratamento nas parasitoses é de 7 a 10 dias e nas diarreias bacterianas de 2 a 5 dias.

Superdosagem.

Em caso de superdose administrar tratamento sintomático. A lavagem gástrica pode ser necessária, exceto em crianças menores de um ano.

Reações adversas.

Náuseas, vômitos, dor de cabeça, mal-estar. Reações de hipersensibilidade; hipotensão, erupção vesicular morbiliforme, artralgia, urticária.

Precauções.

A furazolidona deve ser administrada com precaução em mães que amamentam. Foi observado efeito carcinogênico na administração crônica de doses elevadas em animais; sua significância em seres humanos não foi estabelecida. Evitar o consumo de álcool enquanto a furazolidona estiver sendo administrada. A urina pode adquirir uma coloração parda na eliminação do fármaco.

Interações.

Álcool: pode provocar um efeito similar ao do dissulfiram. IMAO: potencialização da inibição da monoamino oxidase.

Contraindicações.

Hipersensibilidade à furazolidona. Pacientes com deficiência das enzimas glicose desidrogenase e fosfato desidrogenase. Lactentes de menos de um mês de vida.