PRONAÇÃO DOLOROSA
VOLTAR PARA PAGINA ANTERIOR        SAIR NO SINOPSE          VOLTAR NA PAGINA PRINCIPAL

Sobre a pronação dolorosa é CORRETA a afirmação:

A. o deslocamento acomete a cabeça da ulna
B. na maioria dos casos o ligamento está rompido
C. o lado mais acometido é o direito
D. após 7 anos da idade o acidente não acontece mais
E. na forma clássica, não necessita de exame radiologico

pronação dolorosa (também conhecida como "cotovelo da babá") é o deslocamento da cabeça do rádio (osso localizado no lado do polegar do antebraço) em relação ao ligamento anular na região do cotovelo (ligamento que auxilia na estabilidade do cotovelo).

A lesão geralmente acontece em crianças, normalmente entre os 12 meses e os 4 anos de idade, pois é quando os ligamentos das crianças são frágeis e ainda estão em desenvolvimento.

O lado mais acometido é o esquerdo. A maioria dos pacientes é do sexo feminino (65% dos casos).

Após esta idade o desenvolvimento natural dos ligamentos reforça a articulação e a pronação dolorosa não acontece mais, tornando toda articulação do cotovelo mais estável.

Sobre a pronação dolorosa é CORRETA a afirmação:

A. o deslocamento acomete a cabeça da ulna
INCORRETO: A pronação dolorosa (também conhecida como "cotovelo da babá") é o deslocamento da cabeça do rádio (osso localizado no lado do polegar do antebraço) em relação ao ligamento anular na região do cotovelo (ligamento que auxilia na estabilidade do cotovelo).
B. na maioria dos casos o ligamento está rompido
INCORRETO : veja a resposta da alternativa A
C. o lado mais acometido é o direito
INCORRETO : O lado mais acometido é o esquerdo.
D. após 7 anos da idade o acidente não acontece mais
INCORRETO : A lesão geralmente acontece em crianças, normalmente entre os 12 meses e os 4 anos de idade, pois é quando os ligamentos das crianças são frágeis e ainda estão em desenvolvimento. Após esta idade o desenvolvimento natural dos ligamentos reforça a articulação e a pronação dolorosa não acontece mais, tornando toda articulação do cotovelo mais estável.
E. na forma clássica, não necessita de exame radiologico
CORRETO : Geralmente, não há necessidade de radiografias antes da manobra de redução, somente nos casos em que, após a redução, a criança permaneça com dor importante, sugerindo outras lesões.

Gabarito:  E

CONSIDERENTES ANATÔMICOS

Inúmeras atividades da vida diária solicitam a articulação do cotovelo em seus eixos de movimentos. Esforços muito intensos ocorrem na prática esportiva. Alguns esportes causam sobrecargas funcionais dessa articulação, como: tênis, beisebol, arremessos, ginástica, voleibol e outros. As forças predominam na direção em valgo, resultando em lesões agudas ou crônicas.

Os esforços repetitivos trazem como resultado seqüelas, tanto na criança como no adulto.

Uma extensa rede de ligamentos, que rodeiam a cápsula articular, ajuda para que a articulação do cotovelo mantenha a estabilidade e resista às tensões mecânicas.

Os ligamentos colaterais radiais e ulnares conectam e mantêm a posição do rádio e ulna em relação aos epicôndilos do úmero.

O ligamento anular do cotovelo estende-se a partir do ulna, em torno da cabeça do rádio, para manter os ossos do braço unidos. Estes ligamentos permitem o movimento e alongamento do cotovelo, resistindo ao deslocamento dos ossos.

A articulação do cotovelo é do tipo sinovial sinovial, constituída pelas articulações:

  1. úmero-ulnar
  2. úmero-radial
  3. radioulnar

A cápsula articular é reforçada nas laterais por ligamentos colaterais e sua membrana fibrosa reveste todas as estruturas articulares. Os principais ligamentos são: 

  1. ligamento colateral radial (se origina no epicôndilo lateral do úmero e se funde com o ligamento anular do rádio); 
  2. ligamento colateral ulnar (que se origina no epicôndilo medial).

A articulação úmero-radial, que interessa mais neste caso, é também uma diartrose uniaxial.

Tem duas funções

  1. flexão-extensão no plano frontal
  2. rotação em torno do eixo longitudinal associados à articulação radioulnar proximal. 

A saliência distal e lateral do úmero é metade de uma esfera, denominada côndilo ou capítulo. Um sulco separa o côndilo da tróclea.

A borda da cabeça do rádio é direcionada em movimento pelo sulco côndilo-toclear na flexo-extensão.

Acima do côndilo está uma depressão, a fossa radial, onde se articula a cabeça radial na flexão máxima. Lateralmente, encontramos o epicôndilo lateral. 

FISIOPATOLOGIA

Essas lesões são produzidas:

  1. quando se exerce tração no membro superior com o antebraço em pronação e o cotovelo estendido, como quando a criança é balançada pelos braços
  2. na tentativa de terceiros em evitar queda súbita da criança
  3. quando o membro superior fica preso entre as grades do berço
  4. casos de queda

Ocorre quando há uma separação parcial da articulação radiocapitelar. Como os ligamentos de uma criança pequena – os tecidos fortes que unem os ossos – não são totalmente formados, mesmo uma leve força na articulação pode fazer com que ela se desloque ou se desloque parcialmente.

O ligamento anelar circunda o radio e pode estar particularmente frouxo em algumas crianças pequenas, o que pode levar a que a pronação dolorosa volte a se repetir.

História de repentina tração no membro superior, seguida de imediato aparecimento de dor, é frequente.

O paciente recusa usar o membro afetado, que é mantido ao longo do corpo em pronação. Qualquer tentativa de mobilizar o membro aumenta a dor e o estresse da criança.

O exame radiológico para a lesão é negativo, mas deve ser feito abrangendo todo o membro superior já que fratura de clavícula ou fratura subperiosteal do antebraço podem se apresentar clinicamente da mesma forma.

DIAGNÓSTICO

Como mover o braço lesionado pode ser doloroso, o principal sintoma da pronação dolorosa é que a criança manterá o braço parado ao seu lado e se recusará a dobrar ou girar o cotovelo ou usar o braço.

Um médico de emergência ou cirurgião ortopédico geralmente pode fazer o diagnóstico da pronação dolorosa com base em como a lesão ocorreu e na maneira como a criança segura o braço.

Embora não seja necessária uma imagem de raio-x para o seu médico diagnosticar a pronação dolorosa, ele ou ela pode pedir uma para garantir que não haja ossos quebrados.

TRATAMENTO

Na maioria dos casos do cotovelo da babá, o médico gentilmente moverá os ossos de volta à posição normal. O termo médico para este procedimento é “redução”.

O médico segurará o pulso ou o antebraço da criança e vira a mão para que fique com a palma voltada para cima. Enquanto pressiona a parte superior do osso , o médico dobra lentamente o cotovelo. Um estalo ou clique fraco pode  ser ouvido quando a junta voltar ao lugar.

 

1) PRONAÇÃO ALÉM DO LIMITE

 

2) SUPINAÇÃO ALÉM DO LIMITE

 

3) FLEXÃO DO ANTEBRAÇO COM ESTALIDO

MISODOR, 08 DE ABRIL DE 2022

BIBLIOGRAFIA:

  1. Kaufman B, Rinott MG, Tanzman M. Closed reduction of fractures of the proximal radius in children. J Bone Joint Surg Br. 1989;71(1):66-7.
  2. Ortopedia e traumatologia : princípios e prática [recurso eletrônico] / [Organizadores] Sizínio K. Hebert ... [et al.]. – 5. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017. Editado como livro impresso em 2017.
  3. Pronação Dolorosa - O que é e Como realizar a REDUÇÃO!? Canal MedAssistOficial disponível no YouTube no link https://www.youtube.com/watch?v=_vIJgdYJTdM acessado dia 08 de abril de 2022

  4. Blank D. Por que as crianças sofrem acidentes? In: Waksman RD, Gikas RM, Maciel W, organizadores. Crianças e adolescentes seguros. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria; 2005. p.24-30.
  5. Filócomo, Fernanda Rocha Fodor et al. Perfil dos acidentes na infância e adolescência atendidos em um hospital público. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2017, v. 30, n. 3 [Acessado 8 Abril 2022] , pp. 287-294. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0194201700044>. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700044.
VOLTAR PARA PAGINA ANTERIOR        SAIR NO SINOPSE          VOLTAR NA PAGINA PRINCIPAL



Todos os direitos reservados. 2022.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.