É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
  
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
  RATING:  2.79  ![]()
Em relação aos marcadores sorológicos para hepatite B, qual a alternativa CORRETA?
A. Pode·se considerar que uma criança com esquema vacina I completo para hepatite B e anticorpo anti·HBs > 10 miU/L respondeu satisfatoriamente à vacina contra o vírus da hepatite B (VHB)
																				  CORRETO: A vacinação contra o vírus da hepatite B (VHB) é uma das maneiras mais eficazes de prevenir infecção aguda ou crônica e a transmissão do VHB. As vacinas utilizadas no Brasil são produzidas por engenharia genética e o esquema mais utilizado é o de três doses intramusculares 1, 2 e 6 meses após a primeira dose. Títulos de anticorpos anti-HBs > 10 miU/L são considerados protetores e 90 a 95% dos indivíduos imunocompetentes respondem eficazmente ao esquema vacina I.
																				  B. HBs Ag negativo, anti·HBs =300 mlU/L e anti·HBc total negativo representam risco de infecção e merecem maior investigação
																				  INCORRETO :  Portanto, a presença de títulos elevados de anticorpos anti-HBs, na ausência de marcadores para infecção ou estado de portador do vírus, indica resposta à vacina e não precisa de investigação adicional. 
																				  C. Criança com esquema vacina! contra hepatite B incompleto, isto é, sem as três doses deverá refazer todo o esquema proposto
																				  INCORRETO : A interrupção da vacinação não requer que todo o esquema seja recomeçado, basta completá-lo. 
																				  D. Paciente imunodeprimido não pode receber a vacina contra o VHB, pelo risco de contrair a doença
																				  INCORRETO : Como a vacina utilizada é recombinante, não contendo DNA vira I, não há risco de causar infecção e pode ser aplicada mesmo nos pacientes imunodeprimidos.
																				  E. Com o passar do tempo, os títulos dos anticorpos anti·HBs caem e, sendo assim, mesmo um indivíduo saudável, não pertencente a grupo de risco, tem chance muito grande de se infectar caso entre em contato com VHB. 
																				  INCORRETO : Apesar dos níveis de anticorpos caírem ou até se tornarem indetectáveis com o passar do tempo, os indivíduos saudáveis corretamente vacinados apresentam resposta amnéstica quando em contato com o VHB, o que demonstra que a vacina induz uma resposta imunológica. Até o momento, não é recomendada revacinação de pessoas imunocompetentes que não pertençam a grupo de risco. 
Gabarito: A
RATING:  2.89 ![]()
(I) Quais são as indicações para iniciar a ventilação com pressão positiva (VPP)? Quando você pode interromper a VPP?......... (0,24 pontos)
(II) O que é pico de pressão inspiratória (Pinsp)? ......... (0,04 pontos) 
(III) O que é pressão expiratória final positiva (PEEP)? ......... (0,04 pontos)
(IV) Qual é a concentração de oxigênio recomendada para iniciar a VPP no recém-nascido com 35 ou mais semanas de idade gestacional? E para recém-nascido com menos de 35 semanas de idade gestacional?......... (0,08 pontos)
(V) Qual é a pressão inicial recomendada na ventilação e sua frequência para recém-nascido a termo? .........(0,1 pontos).
FONTE: 
Manual de Reanimação Neonatal da Academia Americana de Pediatria - 7ª edição
1) Quais são as principais modificações nesse Rx?
- Intenso enfisema subcutâneo (setas curvas) (0,125 p)
 - Pleura mediastinal desviada lateralmente, apresentando-se como uma linha fina ao longo do mediastino (0,125 p)
 
- Hipertransparencia pulmonar bilateral (0,125 p)
 
2) Qual é a principal suspeita diagnóstica?
RESPOSTA: Pneumomediastino  (0,125 p) 
  O pneumomediastino consiste na presença de ar ou outro gás no mediastino. Ele é raro em adultos, sendo mais comum em recém-natos. Em adultos ocorre principalmente em homens, durante a segunda e terceira décadas, constituindo-se em um achado pouco comum na asma. Os sinais e sintomas dependem da quantidade de ar nos espaços mediastinais. Os achados clínicos mais freqüentes são:
  
a) dor súbita retroesternal irradiada para o pescoço, para trás e para os ombros;
b) dispnéia com ou sem cianose
c) enfisema subcutâneo
d) disfagia.
À ausculta detecta-se o chamado sinal de Hamman – presença de crepitações grosseiras sincronizadas com os batimentos cardíacos e não com o ciclo respiratório. O sinal de Hamman é mais evidente com o paciente em decúbito lateral direito.
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.