É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.85 ![]()
Um adolescente saudável de 16 anos de idade chega ao seu consultório acompanhado dos pais, que estão preocupados com uma história de vários meses de comportamento instável por parte do rapaz. Às vezes ele tem mais energia, redução do apetite e menos necessidade de sono do que o habitual; em outras ocasiões ele dorme incessantemente e mostra-se letárgico. Seu rendimento escolar é insatisfatório. Na noite passada, chegou corado e agitado, com pupilas dilatadas e queixou-se de que 'pessoas estavam lhe perseguindo'. Os pais acrescentam que ocasionalmente ele falta à escola e relatam com certa relutância que o filho foi preso por furto há 2 semanas.Você sabe que ele goza da boa saúde e que anteriormente demonstrava ser excelente aluno. Hoje, ele tem aparência normal. Qual é o diagnóstico mais provável?
A. neurose
INCORRETO: O termo neurose (do grego neuron (nervo) e osis (condição doente ou anormal)) foi criado pelo médico escocês William Cullen em 1787 para indicar 'desordens de sentidos e movimento' causadas por 'efeitos gerais do sistema nervoso'. Na psicologia moderna, é sinônimo de psiconeurose ou distúrbio neurótico e se refere a qualquer transtorno mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Essa é uma diferença importante em relação à psicose, desordem mais severa.
B. esquizofrenia
INCORRETO : A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que dificulta:
1) Fazer a distinção entre as experiências reais e imaginárias
2) Pensar de forma lógica
3) Ter respostas emocionais normais
4) Comportar-se normalmente em situações sociais
C. transtorno bipolar
INCORRETO : Também deve ser considerada uma história psiquiátrica não diagnosticada previamente (mania ou transtorno bipolar). A anamnese completa e o exame físico (em especial o neurológico e o psicológico)e os exames laboratoriais ajudarão a esclarecer a situação. As informações podem vir do paciente, da sua família ou de outras pessoas próximas (professores, treinadores e amigos). O questionamento direto do adolescente sem a presença dos pais sobre uso abusivo de substâncias é apropriado durante as consultas médicas de rotina ou quando sinais e sintomas são sugestivos desse uso.
D. tumor cerebral
INCORRETO : Uma possibilidade rara seria a de um tumor cerebral, que poderia explicar o surgimento de novas alterações comporta mentais em um adolescente. No entanto, de um modo geral, o surgimento de um comportamento desafiador, o desenvolvimento de depressão ou declínio nas notas escolares cm um adolescente costumam estar associados ao uso abusivo de substâncias.
E. uso abusivo de drogas
CORRETO : Adolescente de 16 anos de idade, previamente hígido, com alterações recentes no comportamento e declínio no rendimento escolar. Diagnóstico mais provável: Uso abusivo de drogas (provavelmente cocaína, talvez anfetaminas).
Gabarito: E
RATING: 2.98 ![]()
FONTE:
1) Este caso demonstra a associação de diabetes, hipertensão e dislipidemia além de obesidade, todos sendo considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Este paciente apresentou como lesão de órgão-alvo o desenvolvimento de retinopatia diabética e nefropatia que, provavelmente, é o resultado da associação de diabetes e da hipertensão arterial
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.