É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

RATING: 2.76 ![]()
Um menino asiático de 4 anos se apresenta no pronto-socorro com febre de 40,6° C. Ele se apresentou 5 dias atrás, ao consultório de seu pediatra com conjuntiva injetada bilateral e febre de 39° C. Ele tem sido uma criança saudável e suas imunizações estão em dia. Sua frequência respiratória é de 22/min, sua frequência cardíaca é de 130/min, e sua pressão arterial é 105/63 mm Hg. Ele tem uma injeção não exsudativa de sua conjuntiva bulbar bilateralmente. Seus lábios estão eritematosos, secos, rachados, e sua língua dum vermelho brilhante. Ele tem uma erupção cutânea polimorfa não vesicular em seu tronco. Não tem linfadenopatia inguinal cervical ou occipital. Tem batimentos cardíacos normais, sem sopros, sons intestinais presentes e abdome indolor, não distendido e sem organomegalia. As mãos dele e os pés estão edemaciados e as palmas das mãos e solas são eritematosas.

A. Infecção por adenovírus
INCORRETO: Os adenovírus são responsáveis por uma vasta gama de síndromes clínicas, incluindo doença respiratória aguda, conjuntivite, miocardite, infecções gastrointestinais, cistite hemorrágica e síndrome de Reye. A febre faringoconjuntival é uma doença respiratória infecção adenoviral que se manifesta com alta febre por 4-5 dias, faringite, conjuntivite não purulenta, rinite e linfadenopatia. A erupção também pode estar presente.
B. Doença de Kawasaki
CORRETO : A doença de Kawasaki é uma vasculite aguda, febril e multissistêmica que ocorre predominantemente em crianças pequenas (80% dos casos são em crianças <5 anos). Isto tem uma incidência muito maior em asiáticos. O os critérios diagnósticos para a doença de Kawasaki são febre por um mínimo de 5 dias e pelo menos quatro dos seguintes cinco sinais:
(1) conjuntivite não exsudativa bilateral
(2) um polimorfo erupção cutânea não vesicular que é principalmente troncular
(3) linfadenopatia cervical que geralmente é unilateral
(4) alterações das extremidades (edema ou eritema das mãos e pés e descamação das pontas dos dedos)
(5) mucosa alterações de membrana (lábios injetados / fissurados, orofaringe injetada e língua de morango [como mostrado na imagem]).
C. Sarampo
INCORRETO : Sarampo se apresenta com um pródromo de 3 dias de febre baixa, tosse, Coriza, conjuntivite (os 3 C-s) e manchas de Köplik (pequenas manchas vermelhas com centros cinza mucosa bucal) que duram de 12 a 24 horas.
O pródromo é seguido por um eritematoso, erupção cutânea maculopapular esbranquiçada que começa em o rosto desce sobre o resto do corpo, e raramente também envolve as palmas das mãos e plantas dos pés.
D. Infecção por Staphylococcus aureus
INCORRETO : Síndrome do choque tóxico é um distúrbio descuamador agudo de envolvimento multissistêmico que normalmente se apresenta com um início abrupto de febre alta, diarreia, vômitos, faringite, cefaleia e mialgias.
Aparece uma erupção cutânea escarlatiniforme difusa, eritematosa e macular que se assemelha a queimaduras de sol dentro de 24 horas, e pode ser sutil ou fugaz mas normalmente envolve as mãos e os pés. Pode haver eritema da faringe, conjuntiva e mucosa vaginal, e comumente uma língua de morango.
E. Síndrome de Stevens-Johnson
INCORRETO : A síndrome de Stevens-Johnson (SJS) é uma síndrome mucocutânea que pode ser induzida por drogas ou infecções. Síndrome de Stevens-Johnson induzida por drogas geralmente se manifesta 1-3 semanas após o início do medicamento, com febre e sintomas constitucionais 1–3 dias antes do desenvolvimento das lesões mucocutâneas. Essas lesões incluem máculas purpúricas confluentes e dolorosas que evoluem para bolhas e descolamento epidérmico. Eles são simetricamente distribuído no rosto e tronco com preservação do couro cabeludo. Há erosão da mucosa em pelo menos duas superfícies.
Gabarito: B
RATING: 2.94 ![]()
- início tardio (após 24 horas) (0,1 p)- pico entre o 3º e 4º dias de vida (0,08 p)- bilirrubinemia total (BT) máxima de 12 mg/dL (0,08 p)
FONTE:

PERGUNTA-SE:
a) Qual o diagnóstico?
Pneumotórax espontâneo primário.(0,1 p)
b) Em sua história social existe algum fator de risco para esta complicação que você diagnosticou?
Sim, o tabagismo(0,1 p).
c) Qual a condição que mais freqüentemente predispõe à esta complicação encontrada na radiografia de tórax?
Ruptura de bolhas (blebs) subpleurais(0,1 p)/ Tabagismo.(0,1 p)
d) Qual a conduta a ser adotada?
Drenagem do pneumotórax.(0,1 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.